Lusa

Portuguesa já está na final da Copa Rio

Lusa elimina o Gonçalense e agora enfrenta o Volta Redonda


Por André Oliveira

07/10/2022 - Edição 2114

O volante Netinho tem sido um dos destaques da campanha da Lusa na Copa Rio
O volante Netinho tem sido um dos destaques da campanha da Lusa na Copa Rio

Mais uma vez, o futebol profissional da Associação Atlética Portuguesa confirmou o favoritismo e venceu o Gonçalense, por 2 a 0, no estádio Luso-Brasileiro, na tarde de quarta-feira (5), revertendo o resultado negativo do primeiro jogo, quando perdeu por 1 a 0, e conquistou vaga na final da Copa Rio. Por ter chegado na decisão, a Lusa garantiu pelo menos a disputa do Brasileirão Série D 2023, já que o seu adversário da final será o Volta Redonda, que disputa o Brasileirão Série C. O primeiro jogo da finalíssima acontece neste sábado (8), às 16h, no estádio da Cidadania, em Volta Redonda, com transmissão da TV FERJ.  

A Lusa entrou em campo diante do Gonçalense precisando reverter a vantagem construída pelo time adversário na partida anterior. O time da Ilha do Governador mostrou frieza e paciência para superar a zaga adversária, que estava bem fechada. Ainda no primeiro tempo, a Lusa abriu o placar com João Paulo após escanteio cobrado por Cafu. Já nos acréscimos do 1º tempo, Douglas Skillo fez boa jogada pela direita e cruzou na cabeça de Dija Baiano, que cabeceou com força no fundo do gol. Com 2 a 0 no placar, a Lusa administrou a vantagem no segundo tempo e garantiu a vaga na final. 

— Nós somos cientes da nossa força. Não chegamos num quase acesso à Série C por acaso. Passamos por diversos momentos difíceis no ano, que era preciso correr redobrado para reverter, e este jogo não foi diferente. Agradeço aos meus companheiros, que correram e se desdobraram para que a gente conseguisse colocar a Lusa novamente em um campeonato a nível nacional — afirma o meia-atacante Romarinho, há mais de uma década no clube. 

Agora, o foco da Lusa é encerrar este ano, que já está na história do clube, com um título de campeã, principalmente pela brilhante campanha na Copa do Brasil, sendo eliminado apenas para o Corinthians, que é o finalista da competição, no segundo jogo, na Arena Itaquera. Para isso precisará superar o Volta Redonda na final. O jogo decisivo está marcado para o sábado, dia 15, às 15h, no estádio Luso-Brasileiro, e a Lusa está preparando um grande evento para reunir o máximo de torcedores possíveis nesta grande final, que vale o tricampeonato da competição.  

— Vamos lutar até o fim para dar este presente para o torcedor da Lusa, que nos apoiou bastante ao longo deste ano. Fizemos história nas arquibancadas do Luso-Brasileiro — afirma o presidente administrativo do clube, Marcelo Barros.