Lusa

Lusa decide vaga na final da Copa Rio

Partidas contra Gonçalense/Petrópolis são importantes para vaga na Copa do Brasil


Por André Oliveira

30/09/2022 - Edição 2113

O meia-atacante Romarinho, o meia Cafu, o atacante Emerson Carioca e o ponteiro Douglas Skillo comemoraram a classificação para as semifinais da Copa Rio
O meia-atacante Romarinho, o meia Cafu, o atacante Emerson Carioca e o ponteiro Douglas Skillo comemoraram a classificação para as semifinais da Copa Rio

Neste sábado, 1º de outubro, o futebol profissional da Associação Atlética Portuguesa embarca rumo a Região Serrana Fluminense, no município de Petrópolis, a cidade imperial, onde enfrenta, às 15h, pela primeira partida das semifinais da Copa Rio, a equipe do Gonçalense/Petrópolis. O jogo será realizado no Estádio Alício Mariotti.  

A Lusa vem fazendo bonito nesta competição. Desde que estreou contra o Olaria, já nas oitavas de final, a equipe insulana segue invicta. Ao todo foram três vitórias e um empate, com oito gols marcados e apenas três sofridos, tornando-se um dos times menos vazados do torneio. A Copa Rio é de suma importância para a Portuguesa garantir de vez, sem depender de outras combinações, vagas na Copa do Brasil e Brasileirão Série D em 2023.  

A semana foi livre para o treinador Felipe Surian preparar a equipe da melhor forma possível com o objetivo de fazer valer o bom elenco da Lusa, que manteve a maioria dos jogadores, que quase conseguiram o acesso para à Série D. Em fim de contrato, os zagueiros Felipe e Sidney, o lateral-direito Luis Gustavo e o volante Jhonnatan, se despediram dos companheiros na terça-feira (27) e não fazem mais parte da equipe.  

— Estamos com um time bem unido, fechado, focado neste objetivo, que é conseguir garantir para a Portuguesa no ano que vem um calendário cheio. Vamos enfrentar um adversário bastante entrosado, que tem uma boa marcação e bons velocistas no ataque, mas creio que conseguiremos mostrar nossa força mais uma vez. Vai ser importante sair com a vitória no primeiro jogo para garantir uma maior tranquilidade no jogo em casa — afirma o treinador Felipe Surian.  

Paralelo a esta competição, a Portuguesa começa a planejar o time para a disputa do Campeonato Carioca 2023, uma das competições de maior visibilidade e que o clube vai disputar com a elite pelo oitavo ano seguido. Alguns novos jogadores já estão sendo sondados e outros já acertaram com o clube, como o meia Anderson Rosa, que tem passagens por grandes clubes do Brasil e o lateral-esquerdo Yuri, ex-Botafogo, que estava no futebol europeu. Outros nomes estão sendo analisados pelo departamento de futebol e devem ser anunciados em breve.  

— Vamos montar um time competitivo para continuar neste crescimento que o torcedor lusitano tem visto nos últimos anos. Fizemos uma boa Copa do Brasil, por pouco não subimos para à Série C e temos grandes chances de chegar à final da Copa Rio. Ou seja, fomos regulares em todas as competições — disse o presidente Marcelo Barros.  

O jogo da volta da Lusa, diante do Gonçalense/Petrópolis acontece na próxima quarta-feira (5), no estádio Luso-Brasileiro, em horário ainda a ser definido.