Opinião

Opinião - José Richard


19/07/2024 - Edição 2207

Muito bom quando surgem boas notícias! O pinguim que chegou na Praia da Freguesia na manhã da terça-feira desta semana pode ser considerada uma excelente notícia. Naquele dia, segundo depoimento de moradores, as águas da praia estavam limpas e transparentes, conforme mostrou um vídeo feito por um morador e que bombou na internet.  

É motivo para comemorar! E duplamente, na medida que a natureza reage contra a poluição e se recupera constantemente, embora o esforço da humanidade em piorar cada vez mais o meio ambiente. Sem escrúpulos ou culpas. E no caso da Baía de Guanabara é gravíssima a descarga diária e desproporcional de milhões de litros de líquidos poluentes e de materiais orgânicos e inorgânicos podres e prejudiciais, balneabilidade das águas, à saúde humana e dos animais marinhos, como peixes e aves. 

O pinguim na Freguesia é um bom sinal. Um sinal para nos lembrar que existe vida nas águas da baía, desta vez representada por este animalzinho aparentemente sozinho e fora do seu habitat natural. Talvez um sobrevivente, para nos chamar atenção da água transparente que deveria ser em todas as praias e durante o tempo todo.  

Assim como chegou, o pinguim desapareceu. Dizem especialistas que é provável que tenha migrado da Patagonia, fato comum no inverno, e teria vindo em busca de alimentos. Deixou seu recado e não vamos nos enganar sobre a verdadeira e triste realidade da sujeira dos mares, não só aqui, mas em todo o planeta. 

Enquanto não houver um planejamento sério e a execução de obras necessárias para a despoluição da Baía de Guanabara, vamos comemorar a visita de visitantes ilustres, como o pinguim, a um dos nossos principais cartões postais da nossa Cidade Maravilhosa. Seja bem-vindo!