Opinião

Opinião - José Richard


12/07/2024 - Edição 2206

A Ilha do Governador precisa resgatar o status de região referência em tranquilidade na cidade do Rio de Janeiro. Não podemos aceitar perder aquela velha sensação de segurança ao atravessar a ponte e chegar afinal em território insulano. Muitas coisas colaboram para essa perda. 

Destaco, não apenas a questão da segurança pública — furtos, assaltos e atos de violência de modo geral. Mas também a maneira complicada de dirigir de muitos motoristas e motociclistas, desrespeito à sinalização e faixas de pedestres, além dos vândalos que picham o patrimônio público, muros e fachadas de casas e prédios. Essas ações fora da lei prejudicam a todos nós e precisam ser combatidas. É importante acabar com essas irregularidades, no mínimo com o nosso repúdio em qualquer situação. 

Já basta o risco dos balões que irresponsáveis ainda costumam soltar de qualquer lugar. Artefatos incontroláveis e sem direção, que podem despencar sobre nossas casas ou empresas, principalmente nas áreas das fábricas instaladas em nosso território, que operam com derivados de petróleo, podendo causar uma grande tragédia. Sem falar no perigo que os balões juninos representam para a aviação, cujo aeroporto está em nosso território e onde o tráfego de aviões é muito intenso. 

Acredito que para reprimir essas ações e tentar combater essas irregularidades, é necessário a conscientização de todos nós sobre esses perigos, não nos permitindo tolerar mais essas ações e tratar do assunto entre os amigos de modo a criar um clima desconfortável para quem ainda costuma praticar essas imprudências e causam tantos perigos e prejuízos à sociedade. 

É preciso aumentar a voz. Talvez mostrar com mais força nossa indignação contra balões, pichações, direção perigosa e outras ações que prejudicam a todos e colocam nossas vidas em perigo. Não vamos nos acomodar e deixar crescer as irregularidades. Precisamos como cidadãos agir e colocar o tema nas reuniões de condomínio, nas escolas e conversas com amigos. A Ilha é a nossa terra, vamos fazer dela um lugar ainda melhor!