Opinião

Opinião – José Richard


28/06/2024 - Edição 2204

Depois que retiraram da Polícia Militar, há alguns anos, a função de fiscalização e orientação do trânsito, a circulação de veículos piorou bastante nas ruas da Ilha do Governador. É incrível, mas atualmente poucos motoristas respeitam o sinal vermelho ou faixa de pedestres. Além disso, tantos outros dirigem mal e agressivamente. 

A situação é tão grave na Ilha que a sinalização de trânsito é quase que totalmente desrespeitada nas ruas. É preciso que as autoridades atuem com mais firmeza porque a circulação irregular de veículos está sem controle. Centenas de motos sem placas circulam livremente e até na contramão, como acontece até na pista do desvio provisório de mão dupla da Estrada do Galeão no trecho das obras em frente ao quartel dos bombeiros e da 37ª Delegacia Policial.  

Até as calçadas viraram pistas de circulação de motos a qualquer hora. Motoqueiros chegam a buzinar para afastar pedestres e colocam em risco a vida de quem seja a pessoa: crianças, senhoras ou idosos. É incrível o ponto a que chegamos.  

Faltam ações de fiscalização para proteger a população nas calçadas e até nas faixas de pedestres, onde ninguém mais se sente seguro pois pode surgir do nada uma moto em alta velocidade. Isso em qualquer sinal da Ilha, como na movimentada faixa de pedestres em frente ao Mundial no Cacuia, onde até já foram vistos veículos fazerem retorno.  

Se dirigir sem cinto de segurança e falando ao celular já se tornou um péssimo e perigoso hábito, precisamos de ações firmes para que todas essas novas irregularidades não venham a se tornar normais.

Como o trânsito está complicado e contaminado por uma crescente desordem, penso que a medida natural e imediata seria estender a tarefa de fiscalizar e orientar os veículos, que hoje é da Guarda Municipal, também para a Polícia Militar como era antes. A população precisa de mais proteção e segurança.  

Um bom sinal é que o novo comando do 17º BPM planeja ações intensas de apoio à GM para retirar de circulação motos irregulares, enquanto agentes do projeto Segurança Presente-Ilha começaram a atuar na apreensão dessas motos irregulares, conduzido os veículos para a delegacia onde ficam apreendidos.