Opinião

Opinião - José Richard


05/07/2024 - Edição 2205

O início de novas obras da Light na Estrada do Galeão promete trazer mais lentidão ao trânsito intenso da via e também dor de cabeça aos insulanos. Perto dos Bombeiros, uma outra obra – que não é da Light – para troca das manilhas da rede subterrânea de águas pluviais já tem um desvio na pista sentido entrada da Ilha, que está em duas mãos e lento. 

Entretanto as obras que a Light anunciou esta semana na pista sentido saída da Ilha – trecho entre a Avenida Maestro Paulo e Silva e a Rua Haroldo Lobo – são potencialmente mais complicadas e podem causar um transtorno grave aos motoristas, na medida que a Estrada do Galeão nesse trecho recebe o trânsito que vem do Cacuia de um lado e do Tauá de outro, multiplicando a quantidade de veículos que procuram sair da Ilha ou retornar em frente ao Hospital Evandro Freire. 

As novas obras devem testar os nervos dos motoristas porque o trânsito da Ilha do Governador, que já é intenso nas áreas atingidas, deve ficar mais lento e complicado. Além dos milhares de automóveis e ônibus que circulam na Estrada do Galeão, é preciso considerar as centenas de caminhões pesados que fazem o trajeto de ida e volta pela via até a Ribeira, transportando produtos químicos e derivados de petróleo para indústrias como a Moove e Shell.  

Como agora serão dois trechos da Estrada do Galeão em obras, é preciso estar alerta, dirigir com cuidado e até buscar rotas alternativas para tentar fugir da lentidão do trânsito que obviamente vai acontecer. 

As obras da Light poderiam ter sido evitadas. Há cerca de duas décadas a empresa já tinha identificado a necessidade da troca dos cabos de energia que abastecem a região e nada fez. A consequência foi o apagão de janeiro, quando a Ilha ficou sem energia por horas. Em seguida, sofremos durante semanas problemas de instabilidade com queda da luz, causando prejuízos ao comércio e desconforto para os insulanos. Faltou à Light planejamento e obras de manutenção.   

Agora vamos pagar o pato no trânsito, com todos os inconvenientes de uma obra emergencial que é complexa e vai demorar.