Notícias

Ilha chega a 400 mortes por Covid-19

Número de novos casos estabilizou e ocupação de leitos é baixa


13/11/2020 - Edição 2015

O Evandro Freire tem atendido poucos casos suspeitos nas últimas semanas
O Evandro Freire tem atendido poucos casos suspeitos nas últimas semanas

A Ilha do Governador ultrapassou esta semana a triste marca de 400 mortes por Covid-19, diagnosticadas em moradores da região. O Jardim Carioca é o bairro com maior número com 66 óbitos confirmados. No último período de 14 dias, houve aumento de 113 novos casos por coronavírus na Ilha. Se comparado ao período anterior, ainda no fim de outubro, foi registrado um aumento de 25% nos casos. Desde o início da pandemia já foram contabilizados 3.302 casos da Covid-19 em insulanos.

De acordo com o balanço da prefeitura, atualizado na quinta-feira (12), há 53 casos de pessoas ativas com o vírus na região. A grande maioria são casos em que a pessoa é assintomática e não manifesta os sintomas ou até manifesta, mas apenas sente sintomas leves da doença, como falta de paladar e olfato, forte cansaço e dores no corpo. Os hospitais da região seguem com demanda baixa para pacientes da Covid-19, o que revela a baixa letalidade do vírus neste momento. Nos meses de setembro e outubro houve 36 mortes pelo vírus na região, uma queda acentuada comparada a outros meses.

O cenário da Ilha é proporcional a toda capital fluminense. O munícipio entrou na fase 6B de flexibilização, liberando casas de festas e boates com as restrições e procedimentos de prevenção conhecidos e que fase exige. As praias também foram liberadas. De acordo com o médico insulano Mauro Sampaio, embora os números estejam controlados, é preciso redobrar a atenção com estas novas liberações e observar se não haverá um aumento exponencial de casos.

— É uma situação complexa. Enquanto não houver a vacina, o uso de máscara, manter a higienização das mãos com álcool em gel e evitar aglomerações vão ser sempre o melhor remédio preventivo. É claro que existe a preocupação econômica, mas o ideal é manter-se alerta às recomendações básicas, que são frentes importantes para evitar a contaminação e propagação do vírus — alertou o médico.

Em números absolutos de casos confirmados desde o início da pandemia, o Jardim Guanabara segue à frente com 626 contaminados. Na sequência vem o Jardim Carioca com 401. Os bairros da Portuguesa e Tauá mantém 357 e 324 casos, respectivamente.