02/10/2020 - Edição 2009
Especialistas do observatório Covid-19 da Fiocruz lançaram um alerta esta semana para as autoridades quanto ao aumento de casos registrados no município do Rio de Janeiro nos últimos dez dias. De acordo com o órgão, as autoridades não podem pensar em solução do problema quando ele já tiver instalado. A Ilha do Governador chegou a marca de 2.856 casos confirmados do novo coronavírus e 365 mortes registradas. Se levada em consideração os últimos 14 dias, houve um aumento de 136 novos casos e 18 mortes.
Surpreende, nas últimas duas semanas, o crescente número de casos do Jardim Guanabara. O bairro que desde o início da pandemia lidera entre os casos confirmados, teve um aumento de 119 casos, o que significa 87,5% nos últimos 14 dias na região. Cinco novas mortes também foram registradas fazendo o bairro chegar a marca de 546 casos já registrados e 46 mortes.
— Temos um vírus circulante e vamos conviver com este cenário durante algum tempo. Estamos tendo indícios de um novo aumento no número de contaminações. É uma zona crítica e preocupante. O poder público tem que estabelecer um plano de contingência, seja fortalecer hospitais e estruturas permanentes ou até mesmo partir para a reabertura de leitos de campanha. É legítimo fechar leitos, porque são caros, mas não se pode ter a possibilidade de um novo pico e não ter um plano capaz de gerar uma resposta imediata — afirma a pesquisadora da Fiocruz, Margareth Portela.
A taxa de ocupação de leitos para Covid-19 na capital está elevada. Isso se deve também a desmontagem ou redirecionamento de diversos leitos antes separados exclusivamente para tratar o coronavírus que agora foram disponibilizados para o atendimento geral, além do fechamento de alguns hospitais de campanha. No Evandro Freire, na quinta-feira (1º), havia 14 pacientes internados pela Covid-19. Durante a semana, a unidade havia recebido 21 pessoas com sintomas da doença. O complexo hospitalar dispõe atualmente de 39 leitos dedicados exclusivamente ao atendimento de pacientes com novo coronavírus, além de três leitos na sala vermelha.
Ilha do Governador contabiliza 2.720 casos confirmados de coronavírus
Tendência é de queda, mas já chega a 336 o número de mortes na região
Passa de 2.500 o número de casos confirmados da doença nos bairros da região