Notícias

Covid-19 volta apresentar ligeira queda

Ilha do Governador contabiliza 2.720 casos confirmados de coronavírus


18/09/2020 - Edição 2007

O Hospital Evandro Freire tem poucos pacientes com Covid-19 internados
O Hospital Evandro Freire tem poucos pacientes com Covid-19 internados

Os números da Covid-19 na região voltaram a apresentar queda nesta semana. O potencial crescimento registrado no início do mês de setembro não chegou a se concretizar e, mesmo com o desrespeito as regras de distanciamento e quanto ao uso de máscaras, o insulano pode respirar um pouco mais aliviado em relação a nova amostragem de dados divulgados pelas autoridades.

A Ilha do Governador contabiliza desde o início da pandemia 2.720 casos confirmados do novo coronavírus e um total de 347 mortes. Em relação a semana passada, houve um aumento de 88 novos casos, número esse inferior ao registrado nas últimas três semanas. Os casos ativos da Covid-19 também acompanharam essa redução, que chegou a 9%. A instabilidade ocorrida no início do mês, de acordo com o médico insulano Mauricio Chagas, se deve com a intensificação no número de testagens e com o constante desrespeito às regras de proteção que é notado nas ruas e praias.

No Fundão, o Hospital Universitário é referência

— A gente não pode nunca ignorar que essa é uma doença nova e nem mesmo os especialistas conseguem trabalhar como uma ciência exata. O que é feito é um trabalho em cima de amostragens estatísticas. A Ilha tem seus casos controlados e atualmente os hospitais da região, especialmente o Evandro Freire, possuem capacidade de um bom atendimento com essa ligeira queda. Mas todo o cuidado é pouco. O insulano não pode ignorar a questão do uso de máscaras que diminui consideravelmente o risco de contaminação em larga escala — afirma o especialista.

O Hospital Universitário do Fundão que no fim de agosto estava registrando uma média de dez novos casos da Covid-19 por dia, voltou a ter um cenário mais favorável. Os hospitais da Ilha tiveram a situação controlada nas últimas semanas. O Jardim Guanabara segue na liderança de bairros com mais casos confirmados. Ao todo são 427 infectados durante toda a pandemia. O maior número de mortes aconteceu no Jardim Carioca com 49 óbitos registrados. Os bairros do Zumbi, Praia da Bandeira e Ribeira são os que menos registram casos com 30, 57 e 81, respectivamente.