Coluna da Aceig

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Seja o Exemplo!


Por Lani Menezes

14/04/2023 - Edição 2141

Sofremos diversos efeitos das diferentes crises que envolvem o universo empresarial. Pensar em como a equipe, os colaboradores vão receber o impacto dessas crises e liderar com exemplos, é fundamental para superar e ainda obter resultados positivos extraordinários nos diversos tipos de negocio. 

Uma das partes, consideradas por alguns pesquisadores, mais difíceis de ser um líder é a evidência que essa posição sempre proporciona. As pessoas estão sempre observando as ações, as falas e as atitudes do líder, além de falar sobre ele e testar sua credibilidade. Por isso, que ser o exemplo certo é tão importante, quanto essencial, para superar crises e transformar o limão em uma limonada, ou seja, o amargo da incerteza do momento, em doce sabor de vitória pela superação e permanência competitiva do mercado. 

Os líderes enviam sinais de várias formas, e as equipes os leem como indicadores do que é certo fazer e do que não é. Como exemplo, a forma como você gasta seu tempo é um indicador do que é importante para você. Se estiver no trabalho olhando as redes sociais particulares, isso mostra que o que é importante para você está fora do ambiente onde se encontra, ou seja, seu trabalho não tem importância para nenhum.  

Por outro lado, se seu tempo é falar dos problemas e não das oportunidades que podem ser geradas, mostra que não vê solução, e enfraquece a equipe a continuar na luta. Assim, é preciso ter atenção com a mensagem que está sendo passada para toda a equipe. E esteja certo, que não é só o que você faz que importa, mas a consistência das ações dos seus colaboradores em relação aos valores comuns, pois você deverá ensiná-los a serem exemplos para os outros. 

Nos momentos de dificuldades, o líder deve dar o exemplo alinhando as ações com os valores comuns da empresa. Isso significa que deve: 

1 - Estimular a equipe a expor sua opinião e através de feedback ajustar aos valores comuns; 

2 - Mostrar à equipe que a ousadia em tempos de crise é fator diferencial e de sustentabilidade no mercado; 

3 - Falar sobre as participações dos colaboradores, elogiando as iniciativas individuais; 

4 - Manter os compromissos regulares, como reuniões, telefonemas, e-mails, tudo que possa manter as pessoas focadas nos valores e prioridades mais essências; 

E por fim, lembrar que o que se reforça é o que se tem mais atenção. Então, fique atento no que você tem reforçado e verifique se seus valores estão sustentando o tipo de negócio que deseja?  

Tome uma atitude e seja Exemplo! 

Texto da consultora empresarial e especialista em liderança Lani Menezes para a Associação Comercial da Ilha. Mais detalhes sobre o conteúdo: 99943-4310