Coluna da Aceig

Coluna da Aceig

Garanta uma boa restituição do seu Imposto de Renda


12/04/2023 - Edição 2140

Para garantir a restituição do seu Imposto de Renda e reaver uma parte dos valores que você pagou em impostos no ano anterior ao atual do calendário, será preciso preencher corretamente a sua declaração do IR e, nela, informar à Receita Federal todas as suas despesas dedutíveis, aquelas que podem influenciar no cálculo do valor dos tributos. 

Por que a restituição do Imposto de Renda é um direito seu? 

O que acontece é que, durante o ano base da declaração, a maioria das pessoas tem seu Imposto de Renda descontado em folha automaticamente e sem que despesas passíveis de dedução sejam consideradas. 

Isso pode deixar a Receita Federal em débito com muitos cidadãos. Afinal de contas, os contratantes e setores públicos em geral não conseguem saber quanto determinada pessoa que trabalha com carteira assinada, por exemplo, gasta com os seus dependentes, saúde, educação e outras despesas que podem ser abatidas da base de cálculo das tributações. 

Então, cabe aos contribuintes especificar seus gastos ao declarar o IR pela internet anualmente. Se, durante esse processo de prestação de contas, o Fisco entender que o contribuinte recebeu tributação excessiva sobre a sua renda durante o ano, o próprio órgão se responsabilizará por devolver essa diferença com devida atualização monetária e isso é o que dá direito à restituição do Imposto de Renda. 

Três dicas para maximizar a restituição do Imposto de Renda 

  1. Conheça todas as despesas dedutíveis e declare-as corretamente - Despesas médicas, despesas com educação, despesas com alimentandos, despesas com previdência social e privada, despesas com doações.

 

  1.  Guarde comprovantes de despesas dedutíveis - Levando em consideração que a RFB pode exigir a comprovação documental guardar os documentos comprobatórios:  Como notas fiscal, recibos, informes de rendimentos.

 

  1.  Optar pelo modelo simplificado ou completo, o importante após o lançamento das despesas dedutíveis, o programa IRPF, mostra como fica as restituições nos dois modelos de declarações, assim optar pela opção mais vantajosa.

Como receber a restituição do Imposto de Renda rapidamente 

Quanto mais rápido você entregar a declaração do Imposto de Renda, mais rápido você pode receber a restituição. A RFB prioriza os  grupos prioritários :pessoas com idade igual ou superior a 60 anos; pessoas com deficiência física ou mental; pessoas com doenças graves; e contribuintes que têm como fonte de renda principal o magistério. 

Texto produzido por André Borges, diretor da Huma Contabilidade. Para a Associação Comercial da Ilha do Governador. Mais informações sobre o Imposto de Renda: 99366-0635