Opinião

Opinião - José Richard


14/10/2022 - Edição 2115

Um problema grave que emperra o desenvolvimento dos negócios e atrasa qualquer atividade produtiva e de serviços na Ilha do Governador é a péssima qualidade do sinal oferecido pelas grandes empresas provedoras de internet em diversas áreas da região. 

E é principalmente no trajeto da Estrada do Galeão – do Casa Show até o relógio do Cacuia – onde a dificuldade de obter serviços eficientes de internet são maiores. As oscilações não são condizentes com o estágio da evolução tecnológica, sobretudo porque trata-se de localização na via principal, e onde estão localizadas centenas de atividades cujo uso da internet é fundamental 

O curioso é que em outros bairros, mais afastados da entrada da Ilha, a internet funciona bem e com raras oscilações – isso supondo que o sinal, cabos e ondas magnéticas sigam a mesma lógica de que o caminho de entrada da Ilha é pela ponte, razão pela qual quem está localizado no Galeão, Portuguesa e Jardim Guanabara supostamente teriam mais qualidade de sinal.  

Mas não é essa a lógica da internet, tanto é que as transmissões são por ondas de rádio, cabos e fibra ótica, entre outras tecnologias. Mas o que é duro de entender são essas grandes empresas realizarem obras subterrâneas quando quebram calçadas em frente de lojas e escritórios para a colocação de fibra ótica, e não disponibilizarem democraticamente a esses os modernos serviços. Aliás, depois de prontas, essas obras não recebem o acabamento original das calçadas e quem é obrigado a fazer é o lojista. 

Claro que quem recebe uma internet ruim fica revoltado com o péssimo sinal porque afetam as atividades e a vida de todos nós. A internet fora do ar ou com oscilações e sinal fraco gera prejuízos imensos a empresas e trabalhadores e não cabe mais aceitar isso sem que haja algum tipo de punição a esses provedores cujos maus serviços prejudicam a economia em todos os níveis.  

Quando a eficiência prometida e da qual nos tornamos reféns não funciona, é preciso mudar regras e exigir que os provedores garantam permanentemente serviços de qualidade.