Opinião

Opinião - Daniel Balbi


23/09/2022 - Edição 2112

Já faz algum tempo que o principal tema das interações dos nosso leitores e dos internautas que nos acompanham nas redes sociais e no site do Ilha Notícias, é o transporte público na região e, infelizmente, na maior parte dos casos, o conteúdo é negativo.

As barcas são pouco usadas por só levarem a um destino (Praça XV), por conta dos escassos horários e por esses horários serem ruins para quem trabalha. Os ônibus, pricipalmente os da empresa Paranapuan, não passam nos horários, estão velhos e deixam os passageiros "na mão” em muitas ocasiões. Para piorar, por conta da pandemia algumas linhas sofreram uma redução drástica na oferta de veículos e outras deixaram de circular, e até hoje o sistema não foi normalizado.

As reclamções chegam ao jornal Ilha Notícias e, certamente, em número muito maior para a prefeitura e ao governo estadual. A questão é que os govemos agem forma muito lenta e, para quem perde horas do dia pela ineficiência do transporte público, o assunto precisa ser tratado com urgência.

E por essas razões e outras tantas que precisamos ter representantes políticos nos níveis municipal, estadual e federal, para que as necessidades dos moradores da Ilha sejam ouvidas e atendidas. Por exemplo, o transporte terrestre é de responsabilidade do município e o aquático, do govemo do estado.

Seria bom ter barcas menores saindo de vários pontos da Ilha ligando a regiões diferentes do Rio e até de outras cidades. Ou uma linha do Galeão ao Santos Dumont por exemplo. E em relação aos ônibus, o consórcio poderia assumir as linhas da Paranapuan como já foi feito no passado até a empresa ter condições de atender com dignidade aos insulanos.

Essas são só algumas ideias. O importante é votar em candidatos da Ilha para termos representatividade política e nossas ideias serem pelo menos ouvidas.