Lusa

Lusa pode se tornar patrimônio histórico

Vereadores aprovam lei que vai para sanção de Crivella


Por André Oliveira

16/08/2019 - Edição 1950

Os atletas da escolinha de futsal da Portuguesa disputaram um campeonato nos campos sintéticos do clube no dia de comemoração da aprovação do projeto de lei que tomba a sede da Lusa
Os atletas da escolinha de futsal da Portuguesa disputaram um campeonato nos campos sintéticos do clube no dia de comemoração da aprovação do projeto de lei que tomba a sede da Lusa

Os vereadores da Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovaram por unanimidade na quinta (8), o Projeto de Lei 334/17, de autoria do vereador Fernando William, do PDT, que tomba a sede da Associação Atlética Portuguesa pela sua importância histórica e cultural. Para comemorar, a diretoria do clube realizou uma animada feijoada, no sábado (10), que contou com a presença de autoridades, membros da diretoria, associados e amigos da Lusa.

A animação ficou por conta do cantor de pagode Jayme Neto. Enquanto acontecia o evento na quadra, a criançada da escolinha da Portuguesa disputava um campeonato nos campos sintéticos da Lusa. O grupo de associados, Tocata da Portuguesa, reviveu a música portuguesa, tão viva nas tradições do clube.

Com uma história de 94 anos, a Associação Atlética Portuguesa se destaca por ser uma instituição acolhedora, inserida na vida do insulano. A importância histórica do clube foi lembrada em decreto de 1935 pelo prefeito Pedro Ernesto, que reconheceu a Portuguesa como uma instituição popular. Agora, após 84 anos, o clube está prestes a ter sua importância histórica e cultural definitivamente reconhecida através do tombamento, dependendo apenas da sanção do prefeito Marcelo Crivella.

O presidente João Rêgo ressaltou a importância deste momento para o clube que está a um passo de ser eternizado para as próximas gerações.

— Quero agradecer aos vereadores que reconheceram a importância cultural e histórica do nosso clube. O tombamento é uma ação importante para nos ajudar a preservar a memória da sede da Lusa, que já foi palco de grandes jogos de futebol e também era o lugar onde funcionava um jóquei e nos permite preservar essa construção histórica e única. Contamos agora com a aprovação do prefeito Crivella, que em visita ao clube em 2017 já havia prometido nos ajudar – disse o presidente.

Patrimônio dos insulanos, agora a Portuguesa quer se tornar patrimônio histórico e cultural da Cidade do Rio de Janeiro.