Notícias

Chega a 70% os recuperados na Ilha

No Evandro, não há mais leitos de UTI para pacientes graves da Covid-19


08/05/2020 - Edição 1988

Aglomerações em frente ao Evandro Freire são comuns durante a pandemia
Aglomerações em frente ao Evandro Freire são comuns durante a pandemia

A Ilha do Governador chegou a 201 casos confirmados e 33 óbitos da Covid-19, segundo o balanço oficial do Painel Rio Covid-19 divulgado pela prefeitura, na quarta, dia 6. Já o número de pacientes que conseguiram se recuperar do vírus é de 70%.

Na estatística de casos curados está a insulana Marcela Morais, de 36 anos, moradora do Jardim Guanabara. No Domingo de Páscoa ela apresentou fortes sintomas da Covid-19 e foi levada às pressas ao Hospital Ilha do Governador (HIG). Ao todo foram 21 dias internada na unidade de saúde sendo 16 isolada no CTI até ter sua alta confirmada no domingo (3). Mesmo sem possuir alguma doença pré-existente, Morais relata que viveu na pele as fortes consequências trazidas pela doença e agora respira aliviada pela “vida nova”.

— Passei por momentos angustiantes, desde a insegurança e dúvidas por ser uma doença nova, a incerteza de muitas coisas, até a constante falta de ar. Você vai agonizando até a equipe que cuida de você conseguir fazer um milagre. Tive muito medo de morrer e tirar a esperança das pessoas que torciam por mim. Eu sou a prova viva de como essa doença é cruel e leva para o fundo do poço. Por pouco não resisti. Já passou da hora das pessoas levarem a sério. Nem todos terão a mesma oportunidade que eu tive — conta Marcela emocionada.

Paciente com o namorado vibra após receber alta

Mesmo com os relatos de superação e gestos de solidariedade que trazem uma esperança renovada na luta contra o coronavírus, a principal medida de segurança adotada pelas autoridades, que é o isolamento social, segue sendo desrespeitado na região. No último fim de semana, foi grande o número de pescadores aglomerados no píer do Galeão e na Ponte do BRT, na Entrada da Ilha.

A situação no Hospital Evandro Freire, unidade de referência da região, continua preocupando os insulanos. Nesta semana, aumentou a quantidade de pacientes que aguardam vaga no CTI. Um destes casos é do insulano Luiz Edmundo, de 70 anos, que chegou no hospital no domingo, com 50% do pulmão comprometido e, até o final desta edição, ainda aguardava internação.