Notícias

Fundão cria 150 leitos para Covid-19

Unidade ganha 60 leitos para Terapia Intensiva do coronavírus


01/05/2020 - Edição 1987

Os leitos já foram instalados e estão à disposição para receber pacientes
Os leitos já foram instalados e estão à disposição para receber pacientes

O Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), na Ilha do Fundão, passa por diversas adequações físicas para aprimorar o atendimento aos pacientes que apresentem sintomas ou estejam infectados pelo coronavírus. Será expandido para 150 o número de leitos disponíveis para atender a demanda da pandemia, sendo 60 desses leitos destinados a terapia intensiva, que começou a funcionar na unidade esta semana. Segundo a direção do HU, a aquisição de material de proteção, insumos e a contratação de mais profissionais também estão no cronograma.

Para otimizar recursos, o Hospital do Fundão foi dividido em alas Covid-19 e não Covid-19. Atualmente funciona a Emergência e CTI Covid com 17 leitos no subsolo e internações de pacientes de menor gravidade no 5º andar. As enfermarias do 8º e 9º, no entanto, estão sendo adaptadas com verbas oriundas de doações para funcionar a Terapia Intensiva Covid.

O diretor geral Marcos Freire, há 32 anos na unidade

— As doações estão sendo fundamentais neste momento de subfinanciamento dos Hospitais em meio ao cenário de pandemia. Além do Movimento União Rio, que está focado em ativar por completo os 60 leitos de CTI, nós temos o Fundo Coppetec destinado a todo o complexo hospitalar. Sem as doações a gente não conseguiria se preparar para a demanda de pacientes que deve chegar nos próximos 15 dias — disse o diretor geral do hospital, o professor insulano Marcos Freire.

Para gerenciar com mais eficiência o momento complexo em que a cidade vive, foi criado um Gabinete de Crise do HUCFF com o objetivo de planejar de modo estratégico as ações diárias do hospital, desde a alteração na rotina do fluxo de pacientes à aquisição de novos materiais e equipamentos. A dedicação dos profissionais envolvidos neste gabinete, de acordo com o diretor Marcos, tem sido fundamental para garantir o cumprimento dos prazos. “O cenário é dinâmico e muda todos os dias”, afirma.

Profissionais felizes com a alta de mulher de 94 anos

O Hospital do Fundão atende somente casos encaminhados pelas secretarias Estadual e Municipal de Saúde, além de pacientes que já possuem prontuário ativo na unidade. Um dos doentes que chamou atenção para o bom trabalho que vem realizando no Hospital foi o da senhora italiana Giusepinna Nerozzi de Souza, de 94 anos, que se recuperou do coronavírus na unidade e recebeu alta na quarta-feira (15).


Legendas

Profissionais felizes com a alta de mulher de 94 anos