Notícias

Barcas mudam horários a partir do dia 15

Os insulanos poderão ir à Paquetá, mas perdem o horário das 8h


10/01/2020 - Edição 1971

Horário das 8h, que acabou, era o de maior demanda, segundo os passageiros
Horário das 8h, que acabou, era o de maior demanda, segundo os passageiros

A CCR Barcas, empresa que administra a concessão do transporte de Barcas na Baía de Guanabara, anunciou novos horários e itinerários para a estação do Cocotá. Entre as mudanças principais estão o acréscimo de uma viagem da Praça-XV para o Cocotá e a inclusão do trajeto do Cocotá até a Ilha de Paquetá. As mudanças passam a valer a partir de quarta (15).

Segundo a concessionária, a medida atende uma decisão judicial favorável ao grupo CCR. A concessionária havia entrado com um recurso pedindo a readequação dos horários de operação das barcas por questões financeiras, alegando que havia horários com baixa demanda de passageiros. Em fevereiro o preço da passagem aumenta de R$ 6,30 para R$ 6,50.

As saídas da Ilha para a Praça XV estão programadas para os horários de 5h50, 7h10 e 9h e os horários de volta para o Cocotá às 13h40, 17h, 18h50 e 20h10. Com as mudanças, o horário de 8h foi extinto. Outra novidade é o trajeto Cocotá x Ilha de Paquetá, isso por conta da decisão da CCR Barcas de estabelecer paradas na estação do Cocotá entre o percurso Ilha de Paquetá x Praça XV. Dessa forma, o insulano poderá visitar Paquetá nos horários de 14h40, 18h, 19h50 e 21h10, mas, estranhamente, não conta com horário de volta à tarde.

A viagem Paquetá X Praça 15 terá parada no Cocotá

— Eu pego sempre a barca das 8h para chegar a tempo no trabalho. Agora, ou eu terei que chegar muito mais cedo, se ainda tiver vaga, pois a embarcação já virá com os passageiros de Paquetá, ou terei que ir de ônibus para não chegar tão cedo — disse a insulana Fernanda Chagas, 25, que trabalha no Centro da Cidade.

A mudança já foi adiada por duas vezes. A primeira alteração foi do dia 30 de dezembro para 8 de janeiro, por intimação da Assembleia Legislativa buscando explicações da CCR. E sem aviso prévio, a empresa alterou novamente a data e passou para o dia 15, justificando aguardar intimação oficial da Agetransp. A mudança irritou os usuários.

— A CCR novamente fazendo os passageiros de palhaços. Nos programamos para pegar a barca às 7h10, conforme havia sido divulgado, e ao chegarmos na estação a barca havia saído as 7h. Muitas pessoas chegaram e não conseguiram pegar a barca. Isso é uma falta de respeito e de compromisso. O mínimo que tinham que ter feito, pelo menos hoje, era esperar para sair no horário de 7h10 — disse a insulana Andrezza Almeida.