Opinião

Opinião - José Richard

Medidas da CCR Barcas prejudicam a população da Ilha do Governador e Paquetá


Por José Richard

10/01/2020 - Edição 1971

Descaso da CCR Barcas com a população é grande
Descaso da CCR Barcas com a população é grande

É inacreditável que a concessionária CCR Barcas, empresa que administra o transporte marítimo de passageiros na Baía de Guanabara, ainda não esteja satisfeita com as maldades que faz com a população da Ilha que usa suas embarcações para se deslocar para o Centro da cidade. Além de poucas viagens – três horários pela manhã e outros três no final do dia – agora, a CCR resolveu estender as viagens da tarde para Paquetá, mas com a volta somente no outro dia pela manhã quando a embarcação sai em direção ao Centro e faz uma parada no Cocotá.

O objetivo da mudança atende exclusivamente aos interesses financeiros da empresa que nunca se preocupou com seus passageiros e não dá a mínima bola se as suas ações prejudicam a população. No lugar de fazer viagens separadas para a Ilha do Governador e Paquetá decidiram por uma espécie de lotadas pela manhã, saindo de Paquetá para o Centro com uma parada no Cocotá, e à noite o inverso, a embarcação sai da Praça XV em direção a Paquetá e faz uma parada no Cocotá, com ponto final em Paquetá. Para quem mora em Paquetá também ficou pior devido ao aumento do tempo das viagens, perdido durante as lentas operações para atracar, desembarque e embarque dos passageiros na Ilha do Governador. É um absurdo!

Além disso, em meados de fevereiro, haverá um aumento de vinte centavos na passagem, valor que vai representar uma despesa mensal total de R$ 286,00 no bolso dos passageiros que usam diariamente as barcas para ir ao centro e voltar. O pior é que as viagens são feitas por embarcações sexagenárias desconfortáveis, e que oferecem poucos recursos de controle para atracar com ventos mais fortes, entre outros problemas que prejudicam os passageiros e que somente o descaso da CCR Barcas não pode explicar.