Lusa

Time da Lusa realiza treinos virtuais

Atletas recebem orientações de exercícios por videoconferência


Por André Oliveira

08/05/2020 - Edição 1988

Parte do elenco da Portuguesa no último jogo da equipe antes da quarentena realizado contra o Flamengo // Foto: Nathan Diniz
Parte do elenco da Portuguesa no último jogo da equipe antes da quarentena realizado contra o Flamengo // Foto: Nathan Diniz

A necessidade do isolamento social provocada pela pandemia do novo coronavírus obrigou a Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) e os clubes do Estado a paralisarem as atividades por tempo indeterminado. Enquanto não se chega a um consenso de quando será o retorno dos jogos e treinamentos, a Lusa iniciou na quinta-feira (7), treinamento através de videoconferência para manter a forma física dos jogadores.

Os atletas já recebiam diariamente vídeos gravados pelo preparador físico Rodrigo Mello desde os primeiros dias da paralisação e replicavam os exercícios em casa. Como as tratativas para a volta do futebol estão em fase final, a partir de agora, as atividades são simultâneas e conta com a presença do técnico Rogério Corrêa. A intenção é utilizar esse mecanismo também para aprimoramentos de táticas de jogo.

— A intenção da Portuguesa é tentar diminuir o impacto da perda que causa este período de quarentena dos jogadores. A falta do treinamento presencial dificulta, mas sabemos da importância desta regra de distanciamento. Vamos continuar com o contato virtual para manter a forma física para que quando o Campeonato Carioca volte a Lusa esteja preparada para vencer. Temos dois jogos importantes e em caso de vitórias, conseguimos nos classificar — disse o presidente Marcelo Barros.

A volta das atividades ainda depende de autorização prévia das autoridades. Os médicos dos 16 clubes que disputam o Estadual desenvolveram um protocolo denominado “Jogo Seguro”, que traz recomendações para o retorno dos treinamentos e jogos. Medidas como a realização de testes rápidos em todos os atletas, comissão técnica e staff envolvidos no jogo e orientações acerca da rotina de treinamento, transporte, vestiários, lavanderia, nutrição, departamento médico, fisioterapia e academia.