Lusa

Lusa já venceu Real Madrid e Benfica

Portuguesa realizou cerca de 130 partidas internacionais


Por André Oliveira

01/05/2020 - Edição 1987

Equipe da Portuguesa durante o Torneio Início, a fase preliminar do Carioca, em 1961
Equipe da Portuguesa durante o Torneio Início, a fase preliminar do Carioca, em 1961

A tradição da Associação Atlética Portuguesa no futebol atravessa gerações. Grandes jogadores já vestiram as cores da Lusa e tiveram uma carreira brilhante, como Garrincha e o atacante Vavá, o Peito de Aço, ambos bicampeões mundiais pela seleção brasileira. A participação da Lusa em jogos internacionais marcantes disputados em outros continentes também fazem parte da história do clube trazem orgulho aos saudosistas torcedores lusitanos até os dias de hoje.

Dentre as maiores façanhas, sem dúvidas, está a vitória em cima do Real Madrid, por 2 a 1, em pleno estádio Santiago Bernabéu, na Espanha, em 1969. De acordo com informações coletadas pelo torcedor Fabiano Gouveia, que administra a página Portuguesa Histórica, entre as décadas de 50 e 70, a Portuguesa realizou mais de 130 jogos. Em 1956, por exemplo, o time lusitano viajou em excursão pela Europa e África, tornando-se o primeiro clube brasileiro a disputar partidas em países como a Polônia, Marrocos e Mônaco.

Garrincha durante excursão com a equipe da Lusa

Outro fato importante aconteceu quando o mundo vivia tempos de Guerra Fria, quando a Portuguesa da Ilha se tornou o primeiro clube da América Latina a romper a Cortina de Ferro e jogar na União Soviética. Após estas partidas, a equipe participou dos festejos do Marrocos que na época tinha acabado de conquistar sua independência, ocasião que a Lusa foi convidada para jogar contra a seleção marroquina, dentro das comemorações que festejaram da liberdade do país.

Os lusitanos partiram de navio de Marselha, na França, rumo a Casablanca, capital de Marrocos. A viagem foi longa e vários jogadores passaram mal. A delegação chegou em cima da hora para o primeiro jogo contra uma equipe local e mesmo assim ganhou por 2 a 1. A segunda partida contou com um sistema de segurança reforçado devido a presença do príncipe Mulay Hassan no estádio, porém, nem mesmo o ilustre convidado, segurou a equipe da Lusa, recuperada da viagem, que goleou a seleção pelo placar de 6 a 2.

— Essas partidas são contadas, atravessam gerações e muito nos orgulham. Me recordo também dos torcedores mais antigos relatando a conquista da Taça Otávio Pinto Guimarães, em 1976, em cima do Benfica, de Portugal, em São Januário. Diziam que saiu uma caravana lotada da Ilha rumo ao jogo em uma quarta-feira chuvosa. No fim deu tudo certo e a festa foi garantida — conta o presidente Marcelo Barros.