Notícias

Conheça mais sobre o Brasão da Ilha

Professor explica os detalhes do símbolo e a razão da sua importância histórica


Por Juberto Santos

16/10/2020 - Edição 2011

O Brasão ainda com a estrela, retirada em 1975, que representava o antigo Estado da Guanabara
O Brasão ainda com a estrela, retirada em 1975, que representava o antigo Estado da Guanabara

Após a mudança da capital brasileira para Brasília em 1960, a cidade do Rio de Rio de Janeiro passou por muitas mudanças e se transformou em um Estado da Federação: o Estado da Guanabara. Em 1961, a cidade foi dividida em Regiões Administrativas visando melhorar a atuação governamental. A Ilha do Governador tornou-se a XXª R.A. Essas regiões passaram a possuir Brasões de Armas próprios, tendo importantes aspectos históricos e culturais de cada localidade. O nosso Brasão foi desenhado pelo heraldista Alberto Lima (1898-1971).

Infelizmente, a maior parte da população insulana desconhece a existência deste símbolo. Ele se encontra exposto poucos locais da Ilha. Vamos juntos conhecer as referências históricas contidas nele, partindo de pesquisas do professor Jaime Morais, da historiadora Cybelle de Ipanema e do saudoso insulano Domênico Aversa.

Trata-se de um típico brasão português, arredondado na base e formando ângulos retos na parte superior, com uma coroa, chamada mural,  de cinco torres, de cor dourada simbolizando a cidade como Capital. Nas laterais veem-se dois golfinhos, símbolo de povoação marítima, tendo ao lado esquerdo a data de 1568, que se refere à doação da sesmaria, de mais da metade das terras da Ilha, concedida por Mem de Sá, Governador-Geral, ao seu sobrinho, Salvador Correia de Sá, designado como segundo governador da Capitania do Rio de Janeiro).

Do lado direito, o ano de 1961 é a data da criação das Regiões Administrativas. Embaixo, a legenda “Governador”, referente ao nome da Ilha e ao cargo de Salvador Correia de Sá. Ao centro temos uma divisão quartelada, sendo o 1º quartel (à esquerda), sobre fundo prata, um arco em vermelho disparando uma flecha, simbolizando a primitiva ocupação nativa da Ilha por povos Sambaquis e Temiminós. No 2º quartel (em baixo, à esquerda), sobre fundo vermelho, reprodução da imagem de Salvador Correia de Sá e Benevides, que governou a Capitania no século XVII, mesma época da construção do valoroso Galeão Padre Eterno).

À direita, no 1º quartel, sob fundo azul, está a Capela Imperial Nossa Senhora da Conceição, referência à presença católica mais antiga da Ilha. Embaixo, sobre fundo azul, as armas da Aeronáutica e da Marinha na cor dourada, simbolizando a presença de unidades militares na Ilha nos séculos XIX e XX, presentes até hoje. Entende-se a cor vermelha como símbolo da sangrenta vitória dos Temiminós e dos portugueses, contra os inimigos Tamoios e os franceses em 1567, ao final da França Antártica.

No período de 1961 a 1975, o Brasão de Armas da Ilha do Governador teve temporariamente colocada uma estrela de prata sobre a coroa mural de ouro, simbolizando o antigo Estado da Guanabara (1960-1975). Com a fusão, em 1975, o Brasão perdeu essa estrela.

Gostou de conhecer nosso Brasão de Armas? Que mais insulanos possam aprender nossa História da Ilha que é rica e tão importante. Façam adesivos, criem camisas, usem em eventos, festas, nas escolas, ruas. Enfim, vamos divulgá-lo! Mais informações: 99738-2216 | e-mail: historiador_ufrj@yahoo.com.br