Coluna da Aceig

Coluna da Aceig

O líder na pequena empresa


Por Lani Menezes

19/08/2022 - Edição 2107

Temos o mau costume de imaginar que liderança é apenas para as médias e grandes empresas. Mas, hoje trago para nossa reflexão um exemplo claro que liderança é para qualquer tipo e tamanho de empresa.  

Como sempre gosto de relatar fatos reais e, principalmente, de nossa Ilha do Governador, hoje vou compartilhar a transformação de um dono de quiosque em um grande líder.  

Ao aguardar na fila do supermercado para ser atendida, sempre aproveito o tempo para uma conversa, e conheci um senhor bem simpático, dono de um quiosque, localizado em uma praça da Ilha.  

Conversávamos sobre os altos preços dos produtos e da dificuldade de se gerir um negócio. Então, fiz a pergunta se ele, por estar à frente de um pequeno quiosque, se considerava um líder. E ele me respondeu, veementemente, Não! E completou: “Minha filha, eu não fiz faculdade, tudo que sei foi aprendendo na marra e vivo 24 horas para esse trabalho que é o meio de sustentar minha família e dos meus dois funcionários. Não tenho tempo para essas coisas.”  

Bem, essa fala por alguns segundos me deixou atônita e percebi que era necessário elevar a autoestima daquele senhor e mostrar que liderança é uma combinação vencedora de traços pessoais somado à capacidade da pessoa em colocar em prática o seu melhor. Pois, se não houvesse em ação liderança, esse quiosque já teria fechado suas portas ou estaria à deriva sem rumo e sem identidade.  

Então, fiz três perguntas aquele senhor: 1) Se ele tinha as rédeas do quiosque e se conhecia o negócio percebendo o que vendia mais e em que época ou dia (visão do negócio); 2) Se explicava aos funcionários o valor de ser honesto e íntegro no que faziam entre eles e com os clientes (cultura e valores da empresa) e por fim, 3) Se ele instruía cada um de seus funcionários em suas tarefas e funções coletivas e individuais e os orientava na quantidade de venda que deveria o quiosque obter em uma noite de portas abertas (plano de ação). 

A fila andou e antes de nos despedirmos, eu disse ao senhor: “Bem, como o senhor respondeu, afirmativamente, as minhas perguntas, sinto lhe informar, que o senhor é um líder. Talvez, só lhe falte a consciência dessa liderança. Pois, o senhor mantém a visão do seu negócio, na cultura e nos valores que sua empresa. Defende e revisa, periodicamente os resultados do seu plano de ação com sua equipe, além de se preocupar com eles. E para terminar, só acrescentaria à sua liderança, a prática da inspirar os outros, através da sua alegria, humildade e história de vida.  

A liderança precisa ser trabalhada. Seja o líder que seu negócio precisa. 

Lani Menezes é especialista em liderança. Mais informações entre em contato: @lanimenezes.br