Opinião

Opinião - José Richard

O sistema de transporte público vai mal além do péssimo serviço das barcas e o desinteresse da concessionária CCR Barcas em melhorar e ampliar as viagens.


03/05/2019 - Edição 1935

O sistema de transporte público vai mal além do péssimo serviço das barcas e o desinteresse da concessionária CCR Barcas em melhorar e ampliar as viagens. A verdade é que as empresas de ônibus que sentiram a concorrência das vans, há cerca de dez anos, permitiram que o serviço ocupasse horários à noite, após as 22h. Esse vácuo foi ocupado inicialmente por kombis irregulares que começaram a fazer os trajetos dos ônibus com a vantagem de traçar novas rotas mais perto das comunidades.   Com o tempo, centenas de vans e kombis ampliaram os serviços e ocuparam definitivamente o espaço dos ônibus à noite e pela madrugada. Algumas empresas de ônibus faliram enquanto outras mal mesmo das pernas, ainda resistem e tiveram que se reinventar ampliando linhas de ônibus frescões, com ar condicionado e viagens, praticamente direto, para o Centro, com mais conforto para os passageiros. Conquistaram um novo segmento de passageiros.   Entretanto, o período noturno voltou agora a ser problema para a população cujo serviço agora foi praticamente abandonado pelo transporte alternativo que prefere a guerra contra os ônibus durante o dia quando o número de passageiros é maior. Com a frota dividida entre diversos donos, as vans operam quando querem e de modo desordenado ocupando atualmente trajetos e horários mais lucrativos, colocando na defesa as empresas de ônibus que não reagem pela absoluta falta de fiscalização das autoridades para organizar e multar veículos irregulares que operam no sistema público de transporte. A maioria dos motoristas de vans, por exemplo, não respeita sinais, abusam dos limites de velocidade e não aceitam o RioCard, entre outras irregularidades.   Agora, as vans e Kombi também estão deixando de lado o horário noturno e o problema anterior se repete com centenas de passageiros sem condução à noite. Talvez seja a oportunidade das empresas de ônibus reagirem para conquistar novamente os passageiros, oferecendo horários regulares e veículos circulando por toda a noite.