Notícias

Ônibus são higienizados a cada viagem

Linha intermunicipal da Ilha à Duque de Caxias foi suspensa


03/04/2020 - Edição 1983

A limpeza das superfícies onde há mais contato precisa de uma atenção maior
A limpeza das superfícies onde há mais contato precisa de uma atenção maior

Cerca de 20 dias após o início do isolamento domiciliar aconselhado pelos órgãos de saúde para evitar a propagação do coronavírus, as empresas de ônibus da região estão se adaptando à nova rotina. A determinação da prefeitura do Rio é para evitar aglomerações e as viagens só podem acontecer com vidros totalmente abertos para circulação do ar e com todos os passageiros sentados.

Com o natural fluxo menor de passageiros, algumas linhas regulares sofreram mudanças. Os ônibus executivos, conhecidos como “frescões”, não estão rodando. A empresa Paranapuan informou que as linhas 635 (Bananal x Saens Peña – via Linha Vermelha) e 901 (Bananal x Bonsucesso – via Borgauto) foram suspensas temporariamente. Já a linha 922 (Fundão x Tubiacanga), que estava em caráter experimental circulando até às 23h30, opera agora só até às 20h30. Além disso, os serviços noturnos das linhas 328 (Bananal x Castelo) e 634 (Bananal x Saens Peña) também estão suspensos.

Uma preocupação recorrente dos passageiros que mesmo durante a crise necessitam se deslocar é com relação à higienização dos veículos e funcionários. Para isso, tanto a Transportes Paranapuan como a Viação Ideal disponibilizaram profissionais especializados para a realização de limpezas focadas nas superfícies de contato dos passageiros, como o pega-mão, balaústre, roletas e entre outros, no ponto final antes do início de cada viagem. A Ideal, inclusive, transferiu o ponto final das linhas 326, 321 e 925 para a Praça dos Bancários com o objetivo de garantir mais eficiência na higienização.

— Nosso movimento de passageiros caiu mais de 80% nas últimas semanas, além do tempo de viagem de nossas linhas ter sido reduzido pela metade em alguns casos. Dessa maneira, diminuiu a quantidade dos nossos veículos, mas todas as nossas linhas continuam operando com uma frota maior do que seria necessária para atender a demanda atual. O objetivo é que os ônibus não trafeguem lotados nem nos horários de pico. Essa é uma medida emergencial para combate ao Covid-19, mas não se sustenta no médio e longo prazo — explicou, em nome da Ideal, Gustavo Albuquerque, informando ainda que a higienização pesada é feita durante a manutenção noturna com o uso do produto Peroxy de uso hospitalar.

A única linha intermunicipal da Ilha do Governador, que liga a região ao município de Caxias, da empresa Reginas, está suspensa por decreto do Governador Wilson Witzel desde o dia 16 de março, assim como as barcas.