Notícias

Ônibus lotaram no final de semana

Linha para Copacabana passou a operar só com veículos da Ideal


08/11/2019 - Edição 1962

Os ônibus têm saida a cada 30 minutos dos Bancários
Os ônibus têm saida a cada 30 minutos dos Bancários

A nova linha de ônibus LECD32, que liga à Ilha do Governador à Zona Sul, está com avaliação positiva dos insulanos, principalmente pela diminuição no tempo diário de viagem no deslocamento para o trabalho. De acordo com a Ideal, empresa responsável pela frota de ônibus da linha, a média diária tem sido em torno de 1.500 passageiros transportados, com índice de gratuidade de 31%. Por se tratar uma linha experimental, a empresa envia dados atualizados diariamente para a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), para avaliação.

No início desta semana, a Braso Lisboa anunciou a retirada dos seus ônibus da linha, transferindo toda operação para a Ideal. O jornalista insulano, Lucas Dellatorres que trabalha próximo ao Shopping Rio Sul, em Botafogo, garante que encurtou o tempo diário que gastava para se deslocar ao trabalho. Morador da Portuguesa, ele antes pegava um ônibus executivo, descia na Cidade Nova, para então pegar outro para à Zona Sul, gastando cerca de R$ 32 por dia para ir e voltar, já que não havia compensação do bilhete único pelo fato de usar ônibus com formato distintos.

— É uma mão na roda. Ganhamos celeridade na viagem. Hoje consigo fazer o trajeto em no máximo quarenta minutos, fato impossível há um mês e isso com um ônibus confortável que oferece WiFi e ar-condicionado. Ganhei mais tempo de produtividade no trabalho e, claro, de descanso na volta para a casa — disse Dellatorres.

Na Av. Prado Júnior, em Copacabana, a fila para a viagem de volta à Ilha foi grande

A direção da Viação Ideal, em entrevista ao jornal Ilha Notícias, disse que o movimento de passageiros durante o final de semana surpreendeu positivamente a empresa. Enquanto as outras linhas da Ideal costumam ter um movimento reduzido em até 70% aos sábados e domingos, a linha experimental, em virtude do forte calor, chegou a transportar mais passageiros do que em um dia útil. Insulanos registraram filas extensas no ponto final do ônibus na Avenida Prado Júnior. 

— Fizemos alguns ajustes, principalmente para o período de saída da praia no final da tarde. O intervalo entre 17h e 18h será de 20 minutos. Isto deverá atender melhor a população nos próximos finais de semana. Tivemos alguns casos pontuais de invasão pela porta traseira e já separamos as imagens das câmeras de segurança dos veículos para enviar às autoridades.

A única crítica dos insulanos nesses primeiros dias de circulação da linha é o trajeto dos ônibus dentro da Ilha. Moradores pedem o trajeto pelo Cocotá e Cacuia, pois como está atualmente, são obrigados a se deslocar até o Casa Show para pegar a linha até a Zona Sul.