Notícias

Projeto ensina sobre saúde bucal

Evento de odontologia na UFRJ instrui sobre prevenção à caries


10/05/2019 - Edição 1936

Equipe de professores e alunos da UFRJ, realizaram o evento para cerca de 1.000 pessoas no Fundão
Equipe de professores e alunos da UFRJ, realizaram o evento para cerca de 1.000 pessoas no Fundão

Um projeto de extensão da Faculdade de Odontologia da UFRJ instalou uma boca inflável gigante na frente do Hospital Universitário, na quarta (8), e ali os alunos da faculdade fizeram demonstrações e mini palestras sobre saúde bucal e os riscos que a falta de cuidado com a boca pode trazer ao corpo humano. Uma equipe do Sesc também participou da ação aplicando flúor.   O Projeto Saúde Oral ao Alcance de Todos, foi realizado em parceria com o Hospital Universitário e o Sesc que possui práticas referenciadas na formação médica-odontológica da Universidade de Harvard, utilizado no Brasil pela professora Sônia Groisman, titular da Faculdade de Odontologia da UFRJ.   

— Há cinco anos fazemos projetos para os funcionários da faculdade, visando a saúde bucal e neste ano a faculdade de Medicina nos convidou para fazermos o evento juntos, entendendo que uma boca saudável, interfere na saúde geral do paciente e evita diversas doenças — disse a professora Sônia.  

Durante o evento a boca de 10 m² e dentes em tamanho grande, mostraram como acontece o avanço das cáries na boca do ser humano, enquanto os alunos de odontologia instruíam sobre a escovação e os maiores riscos. Ao final os participantes ganharam escova de dentes e realizaram aplicação de flúor.  

A estudante Letícia Almeida, 10, acompanhada de mãe Laura Almeida, disse que gostou da experiência. “Aprendi que se não escovar bem os meus dentes posso ter vários bichinhos comendo o dente e isso faz mal pra saúde. Aprendi também como escovar bem e vou prestar mais atenção”.  

Cerca de 1000 pessoas participaram  da ação que contou com a colaboração de 50 alunos. Segundo os organizadores a ideia é repetir o evento no segundo semestre deste ano de 2019.