Notícias

6ª Caminhada pela Conscientização do Direito Autista reúne 3 mil na Ilha

Grupo Compartilha quer maior número de médicos e professores capacitados para cuidar dos autistas


18/04/2019 - Edição 1933

Representantes de diversas áreas da sociedade participaram da manifestação em prol dos direitos do autista no domingo (14)
Representantes de diversas áreas da sociedade participaram da manifestação em prol dos direitos do autista no domingo (14)
A orla da Praia da Bica recebeu na manhã do domingo (14), a 6ª Caminhada pela Conscientização e Direitos do Autista, cujo objetivo é relembrar os avanços conquistados e cobrar mais ações públicas e sociais em defesa das pessoas com essa caracteristica. De acordo com a Polícia Militar, três mil pessoas, entre moradores, representantes de instituições de ensino, médicos especialistas em autismo, líderes comunitários, grupos religiosos, parlamentares, autoridades civis e militares estiveram presentes na passeata.    A realização do evento foi do Grupo Compartilha, entidade que reúne pais de crianças autistas e contou com o apoio da prefeitura do Rio, do jornal Ilha Notícias e da TV Record. O intérprete oficial da União da Ilha, Ito Melodia, animou a caminhada ao som da música “Sou um artista de um mundo solitário”, samba em homenagem a causa do autismo que possui quatro milhões de visualizações no Youtube.    — Apoio projetos sociais na região há mais de dez anos. Com o autismo não é diferente. Embora eu não tenha nenhum caso parecido na família, o menino João Vitor, de 15 anos, filho do Bruno Carvalho, um dos fundadores do Grupo Compartilha, me inspirou a abraçar essa causa tão importante. Por isso digo: autismo essa causa é de todos! – disse Ito.   A vereadora Tânia Bastos (PRB), madrinha do Grupo Compartilha, esteve no evento que acontece desde 2014. Ela aproveitou para relembrar as conquistas já obtidas para a causa. “ Quando me perguntam se eu sou mãe de um autista, eu respondo que a Causa me escolheu. Com muita honra levanto essa bandeira. Trabalho para que um dia todos compreendam e acolham cada pessoa  do transtorno. As caminhadas são para Conscientizar a população que somos contra ao preconceito e exigimos respeito e inclusão”.   Já o Superintendente Regional, Daniel Balbi, acompanhou a caminhada ao lado da esposa Dayane Rocha, fonoaudióloga especializada no tratamento de autista, e do filho Lucca, de onze meses. Ele destacou a importância da luta pela garantia dos direitos do autista.   O presidente do Grupo Compartilha, Bruno Oliveira, considera importante o tema ganhar cada vez mais notoriedade na mídia. Ele destaca que é preciso capacitar mais professores e médicos para cuidar e diagnosticar com precisão uma pessoa com o espectro autista. “Precisamos gerar a integração dos autistas em todos os ambientes da sociedade. Todos temos que estar preparados para dar o melhor a eles”.   A caminhada seguiu da biquinha até a Praça Jerusalém e terminou com a soltura de centenas de balões azuis e a participação da bateria da Tribo Cacuia.