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BRT só no Fundão provoca reclamações

A apresentação do esquema de mobilidade do BRT Transcarioca na Ilha deixou muitos moradores frustrados com a notícia de que o acesso à estação será apenas no Fundão. O anúncio surpreendeu a população que contava com a construção de uma estação na Estrada do Galeão, próximo a Avenida 20 de janeiro.


11/04/2014 - Edição 1671

Viaduto em final de construção na Estrada do Galeão
Viaduto em final de construção na Estrada do Galeão
A apresentação do esquema de mobilidade do BRT Transcarioca na Ilha deixou muitos moradores frustrados com a notícia de que o acesso à estação será apenas no Fundão. O anúncio surpreendeu a população que contava com a construção de uma estação na Estrada do Galeão, próximo a Avenida 20 de janeiro.   Henrique Soares, que mora no Zumbi, é um dos que esperavam por essa estação na Estrada do Galeão, e reclama que a Transcarioca não trará melhorias para a situação complicada da saída da Ilha.   – Não entendi os motivos de colocarem a estação tão distante dos moradores da Ilha. Para chegar até o Fundão, mesmo embarcando nos tais ônibus azuis do consórcio dentro da Ilha, vamos demorar no mínimo 40 minutos. Pensei que a situação do trânsito na saída da Ilha ia melhorar, mas tende a piorar e é frustrante saber que para termos algum benefício será preciso esperar pela Transbrasil, que vai levar passageiros até o Centro, só no final de 2016. Com a saída de Osório do cargo, não sabemos se estes projetos irão adiante – avalia Henrique.   Selma Bento, que mora no Parque Royal, diz que o tempo gasto entre a baldeação até o Fundão será um problema. “Acredito que esta baldeação vai ser muito demorada. Por mais que os passageiros paguem uma única passagem pelos dois ônibus, ir para a Barra, Madureira ou Penha através do BRT não será tão rápido quanto estávamos imaginando”, diz Selma.   As obras do BRT estão orçadas em R$ 1,7 bilhão e a nova ponte estaiada, que segue em paralelo com a ponte nova, fará a ligação com o viaduto em construção na Estrada do Galeão. O trajeto será usado para os ônibus do BRT que vão sair da estação do Fundão para buscar passageiros no Aeroporto e seguir direto para a Barra da Tijuca.   Para o morador da Freguesia Leonardo Romero os investimentos em transporte na Ilha deveriam beneficiar as barcas.   – Os insulanos não têm incentivos para usar as barcas, pois elas estão sucateadas e deveriam ser o melhor meio de transporte para nós.  O BRT não vai resolver os inúmeros problemas que temos com a política de transporte da região – comenta.   O engenheiro Wagner Victer, presidente da Cedae e insulano, dá uma solução alternativa ao trânsito do BRT. Wagner informou ao jornal que junto com o Secretário Municipal de Obras Alexandre Pinto está desenvolvendo solução de trajeto para os ônibus alimentadores, que inicialmente substituirão as linhas 910 e 915. A ideia é que esses ônibus usem a calha exclusiva do BRT em um dos retornos da pista da Avenida 20 de Janeiro para cruzar a ponte estaiada deixando os passageiros na Estação do Fundão. Na volta fariam o trajeto inverso. De acordo com Victer, a Secretaria de Obras está tratando o assunto com prioridade, para tentar resolver a modificação que eliminou a Estação Ilha do projeto.