Notícias

Chegada do Papa mobiliza juventude

Faltando poucos dias para o início da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), entre os dias 23 e 28, as paróquias da Ilha começam a receber delegações de voluntários internacionais. A Semana Missionária, que antecede a JMJ, terá nesse sábado (20) a chegada dos símbolos da Jornada, a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora.


19/07/2013 - Edição 1633

Os peregrinos da Venezuela se juntaram aos brasileiros com cartazes no desembarque do Aeroporto Tom Jobim na quinta (18)
Os peregrinos da Venezuela se juntaram aos brasileiros com cartazes no desembarque do Aeroporto Tom Jobim na quinta (18)
Faltando poucos dias para o início da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), entre os dias 23 e 28, as paróquias da Ilha começam a receber delegações de voluntários internacionais. A Semana Missionária, que antecede a JMJ, terá nesse sábado (20) a chegada dos símbolos da Jornada, a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora.    Os símbolos serão acolhidos na Igreja Matriz de Nossa Senhora Aparecida com missa às 9h e uma caminhada pela vizinhança prevista após a missa. Toda a parte da manhã será transmitida pela Rede Vida de Televisão e pela Rádio Catedral.    À tarde, os símbolos são enviados para as unidades do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase), no Galeão, onde menores infratores poderão ter contato com a Cruz e o Ícone. A Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora foram símbolos entregues pelo Papa João Paulo II aos jovens para que fossem levados por todo o mundo. A Cruz data de 1984, por ocasião do Encontro Internacional da Juventude, que mais tarde se tornaria a Jornada, e o Ícone acompanha a Cruz desde 2003. Os símbolos retornam para a paróquia de Aparecida as 16h, onde ficarão para veneração dos fiéis.    Os peregrinos que serão acolhidos por famílias e instituições têm a chegada prevista para esse final de semana. A ACM receberá 120 jovens brasileiros e equatorianos e Associação Atlética Portuguesa acolherá 2000 jovens de países de língua portuguesa. As escolas municipais da região são alguns dos outros locais que irão receber peregrinos.   Coordenando o setor de hospedagem da paróquia Nossa Senhora Aparecida, Lucia Pedroso conta sobre a atitude das famílias que abriram suas casas a peregrinos.    – Muitos têm boa vontade, mas se sentem um pouco inseguros em acolher um desconhecido, contudo não há motivos para a desconfiança, pois são jovens que vêm vulneráveis para uma terra estranha a eles, movidos apenas por um ideal de amor e de coração aberto — explica Lucia que receberá 25 jovens em sua casa.    Durante a Jornada as paróquias da Ilha, como a São José Operário, serão polos de catequese de língua inglesa e portuguesa. Na segunda-feira (22), às 16h, grande número de fiéis insulanos irão a Base Aérea do Galeão para recepcionar o Papa Francisco, fato que dará início ao roteiro de Sua Santidade no Brasil.     O Papa Francisco desembarca na Base Aérea do Galeão, na segunda feira, dia 22 por volta das 16h. O Pontífice será recebido com honras militares e cumprimentos de autoridades brasileiras ainda no território da Ilha do Governador