Notícias

Falta de energia prejudica o Cacuia

As constantes quedas de energia têm causado transtornos aos comerciantes do Cacuia. Na última segunda-feira (16), os lojistas já abriram as portas sem poder ligar as luzes e aparelhos elétricos


20/04/2012 - Edição 1568

Os comerciantes Francisco, Moraes, Neuza e Sandro querem que a Light tome providências imediatas
Os comerciantes Francisco, Moraes, Neuza e Sandro querem que a Light tome providências imediatas

As constantes quedas de energia têm causado transtornos aos comerciantes do Cacuia. Na última segunda-feira (16), os lojistas já abriram as portas sem poder ligar as luzes e aparelhos elétricos. Na Estrada da Cacuia há restaurantes, salões de beleza, oficinas, padaria e bancos, e sem energia elétrica boa parte dos comerciantes é obrigada a fechar o estabelecimento. Os lojistas contam que não é de hoje que precisam lidar com o problema, mas em março e abril a situação piorou e os prejuízos aumentaram. "É frustrante", diz Santino Pereira Moraes, dono da oficina Auto Parada 581. Moraes, como é conhecido, conserta veículos há 18 anos na região e diz que nos últimos dois anos já perdeu a conta de quantas vezes deixou de atender um cliente.

 

– Precisamos da luz para manter as máquinas de balanceamento e os elevadores funcionando. O problema começou há dois anos e nesse último mês já fechei a loja no meio da tarde porque não tinha como fazer nada. Já teve motorista que veio aqui para um conserto, mas foi para outro local porque a Light não dava previsão de retorno da luz – diz. Wagner Fidalgo trabalha na oficina e mora na Rua Mileto Maciel, ele conta que toda vez que chove é certo que a energia vai faltar. "No madrugada da última segunda mal começou a chuva, acabou a luz", diz.

 

Responsável pelo restaurante e lanchonete Ondesa, Sandro Paiva conta que só no mês de abril deixou de servir o almoço três vezes. "Sempre por volta das 11h, a energia acabava e sem poder usar a balança, não conseguia atendê-los. A gente liga para a Light e ouve que uma equipe já está na rua para realizar o serviço, mas sempre demora mais de duas horas, é um descaso", desabafa Sandro, que para evitar os prejuízos, comprou um gerador recentemente. Francisco Bandeira, responsável pela padaria Princesinha da Ilha também se queixa dos prejuízos na hora do almoço. "Ninguém vem almoçar quando falta luz e a Light dá uma previsão de duas ou quatro horas para restabelecer o serviço. Assim é impossível", reclama.

 

Há seis anos à frente do salão de beleza, Neuza Souza se queixa: "Já teve cliente que saiu do meu salão com o cabelo molhado para terminar o tratamento em outro. A gente fica até com vergonha e perde a freguesa sem ter culpa", lamenta a cabeleireira que é responsável pelo "By Neuza".

 

A Light informou ao Ilha Notícias que entre os meses de março e abril as ocorrências registradas na Estrada da Cacuia foram provocadas por galhos de árvores que atingiram a rede elétrica. A companhia garantiu que vai intensificar a programação de serviços de manutenção preventiva para diminuir a queda de energia no local.