Notícias

Graça costura o carnaval da União

Todo colorido, plumas e paetês das fantasias de carnaval da ala Feitiço da Ilha são minuciosamente trabalhados por quem já agita os bastidores da folia há 30 anos. Uma parte da história da União da Ilha no carnaval foi bordada no ateliê da costureira Maria da Graça Amorim Neto que já chegou a confeccionar fantasias para 6 alas de uma só vez


03/02/2012 - Edição 1557

No ateliê, que fica em sua casa, Graça produz as fantasias que serão usadas pelos foliões no dia do desfile
No ateliê, que fica em sua casa, Graça produz as fantasias que serão usadas pelos foliões no dia do desfile

Todo colorido, plumas e paetês das fantasias de carnaval da ala Feitiço da Ilha são minuciosamente trabalhados por quem já agita os bastidores da folia há 30 anos. Uma parte da história da União da Ilha no carnaval foi bordada no ateliê da costureira Maria da Graça Amorim Neto que já chegou a confeccionar fantasias para 6 alas de uma só vez. Este ano, Graça e sua equipe produzem a fantasia Oceania. São 100 componentes que vão representar a colonização desta região pelos ingleses dentro do enredo "De Londres ao Rio: Era uma vez uma Ilha".

 

Desde o início de dezembro que a rotina com 15 horas de trabalho em meio aos artefatos, pistolas de cola quente e máquinas de costurar, toma conta do ateliê que fica no segundo andar da casa de Graça no Cacuia.

 

– Os adereços são feitos em série e o ritmo é acelerado, pois uma semana antes do carnaval todas precisam ser entregues. Para esta fantasia estamos fazendo o esplendor, o chapéu e os adereços dos punhos, peitoral e pernas. A calça e a blusa levam uma pintura e por isso não estão sendo feitas aqui este ano. A produção dos esplendores já está em fase de acabamento e agora só faltam as plumas – diz Graça que conta com a ajuda das artesãs Silvana Reis, Maria Cristina Pinto e Diana Nascimento.

 

Torcedora da União da Ilha de coração, Graça é sócia proprietária e se orgulha de ter ajudado a União a superar momentos difíceis.

 

– Em um carnaval peguei todas as fantasias da ala das baianas para fazer com um prazo de um mês. Foi uma correria, mas deu tudo certo. Em 1998, o barracão da escola passou por um incêndio semelhante ao do ano passado e conseguimos refazer aqui fantasias de 6 alas e botar o carnaval na rua. Já fiz fantasias para outras escolas, mas por amor à União, resolvi me dedicar exclusivamente à Ilha – conta Graça que aprendeu a costurar ainda criança com a mãe Maria de Lurdes.

 

Para confeccionar as fantasias a lista de material é longa. "Ainda não terminamos e já usamos 25 quilos de plumas e mais de 30 de cola quente, sem falar na borracha, aljofre e pelúcia", relata. No dia do desfile, Graça acompanha os componentes e antes de entrar na avenida verifica se todos estão perfeitos para representar a ala. "Tenho que acompanhar o meu trabalho até o final, mas já brinquei muito o carnaval também. Desde os oito anos que sou foliã. Quando criança fui destaque do bloco "Cata Corno", um dos mais famosos da Ilha. Nos bons tempos que o carnaval era no Cacuia", recorda.

 

Para os foliões que querem desfilar com as fantasias feitas pela Graça ainda dá tempo de garantir o passe na avenida. "Ainda temos fantasias à venda", avisa. Informações: 2467-6668.