Notícias

Colônia de férias diverte a criançada

As atividades acontecem das 8h às 12h. Das 10h às 11h as crianças param para recarregar as energias com um lanche. Além do espaço com quadra e piscina do 17° Batalhão, os pequenos também têm aulas na quadra poliesportiva da escola Cuba, na Praça Almirante Souza Melo no Zumbi e no Jequiá Iate Clube.


06/01/2012 - Edição 1553

O banho de piscina no 17º BPM é a parte preferida
O banho de piscina no 17º BPM é a parte preferida

O período de férias escolares promete ser de diversão e saúde para as 246 crianças que participam da colônia de férias realizada no 17° Batalhão da PM. Até o dia 31 de janeiro, as manhãs serão de muita recreação com aulas de basquete, vôlei, natação, futsal, ginástica olímpica, música, dança e arte para crianças de sete a 13 anos. E o melhor: gratuitamente. A colônia que acontece há 23 anos, sempre no mês de janeiro, é uma das mais tradicionais no bairro. Atende, principalmente, as crianças que moram nas comunidades da região.

 

As atividades começaram na última quarta-feira (4). Uma pequena cerimônia de abertura foi realizada no Jequiá Iate Clube. Os alunos receberam uma camisa e os professores aproveitaram para organizar as turmas. Após a abertura, as crianças jogaram futebol, tiveram aula de dança e terminaram o dia com um banho de piscina no Batalhão.

 

A equipe é coordenada pelo professor de Educação Física Geraldo César Barbosa e conta com oito professores voluntários, além de doze monitores. As turmas são dividas por idade e cada professor é responsável por uma. Cesar explica que os monitores são ex-alunos que por mostrarem bom comportamento e vontade de participar são convidados para integrar a equipe.

 

– Muitos alunos ficam conosco até alcançar a idade limite para participar. Depois eles ficam tristes em nos deixar. Uma solução que encontramos foi colocá-los como monitores – diz César. Este é o caso de Renato França. Com 14 anos, Renato que mora na Estrada do Rio Jequiá não queria deixar de participar e gostou da ideia de ser monitor. "Auxiliar os professores é ótimo porque posso continuar na Colônia", diz.

 

As atividades acontecem das 8h às 12h. Das 10h às 11h as crianças param para recarregar as energias com um lanche. Além do espaço com quadra e piscina do 17° Batalhão, os pequenos também têm aulas na quadra poliesportiva da escola Cuba, na Praça Almirante Souza Melo no Zumbi e no Jequiá Iate Clube. O 17° Batalhão conta com o apoio das empresas do complexo industrial da Ribeira para manter a Colônia de Férias.

 

Este é o segundo ano que Carla Valéria de Paula traz a filha Eduarda, de oito anos, para participar. "No ano passado foi ótimo para ela. Ela fez amigos, ficava feliz de vir todos os dias e ainda fez bem para a saúde. Nessa época de férias são poucas as opções de lazer e não teria dinheiro para matriculá-la em um clube", conta Carla que mora no Guarabu.

 

Para o professor César o principal objetivo da Colônia de Férias, além de ocupar com atividade saudável parte do tempo que as crianças têm com as férias escolares, é dar oportunidade de lazer para crianças cujas famílias não teriam condições de pagar por isso. "A gente busca fazer com que a criança se conscientize brincando que a atividade física é boa para a saúde dela. Tudo sempre através da cidadania, das regras de convivência para estimular o lado social e oferecer diversão para crianças que não poderiam pagar para ter", explica César.