Notícias

Motoristas burlam radar nos Bancários

Movimentadas e com trânsito intenso, as ruas do entorno da Praça Engenheiro Gabriel de Novais, nos Bancários, fazem parte da rota de diversas linhas de kombis, ônibus e de moradores da região. Vias de mão dupla, as Avenidas Dr. Agenor de Almeida Loyola e Ilha das Enxadas são ruas principais para quem chega e sai do local...


30/12/2011 - Edição 1552

Kombi passa pelo sinal vermelho pela faixa amarela onde o radar não alcança e avança pela contramão
Kombi passa pelo sinal vermelho pela faixa amarela onde o radar não alcança e avança pela contramão

Movimentadas e com trânsito intenso, as ruas do entorno da Praça Engenheiro Gabriel de Novais, nos Bancários, fazem parte da rota de diversas linhas de kombis, ônibus e de moradores da região. Vias de mão dupla, as Avenidas Dr. Agenor de Almeida Loyola e Ilha das Enxadas são ruas principais para quem chega e sai do local. Para evitar os constantes acidentes envolvendo motoristas apressados que ignoravam o sinal vermelho na Avenida Ilha das Enxadas para seguir pela Agenor Almeida Loyola, a CET-Rio instalou um radar que fica junto ao semáforo, na esquina com a Rua Vital Fontura. No entanto, para evitar o radar, os motoristas invadem a contramão para ultrapassar o sinal vermelho.

 

Os moradores se queixam. Ponciano Rodrigues mora na comunidade João Teles, nos Bancários, e trabalha vendendo gás na região. Todos os dias passa pela praça e sofre para atravessar a rua.

 

– É um desrespeito total, nem o radar deu jeito. Não temos segurança para atravessar a rua e a qualquer momento pode acontecer um acidente grave. Tem que ter uma fiscalização constante para isso aqui mudar – comenta. O aposentado João Rodrigues de Oliveira mora na Avenida Agenor de Almeida Loyola e reitera: "Eles aproveitam a faixa amarela que divide a mão da rua para conseguir burlar o radar. Não adiantou nada. Os motoristas atravessam com sinal vermelho e o radar não pega. É como se naquela esquina nem tivesse um sinal", diz.

 

Para Vanilda Amorim, gerente do quiosque de lanches que fica na praça, os acidentes diminuíram com o radar, mas a situação ainda é perigosa nas duas esquinas da pracinha.

 

– Apesar do desrespeito diário, acho que com o radar os acidentes diminuíram, mas já perdi as contas de quantas vezes quase bati meu carro fazendo o contorno da praça, pois o sinal da outra esquina, da Agenor de Almeida Loyola com a Ilha das Enxadas também não é respeitado por ninguém, principalmente à noite. O desrespeito é um problema grande tanto para quem quer atravessar a pé ou de carro. O trânsito é confuso – diz Vanilda.

 

A Guarda Municipal informou ao jornal Ilha Notícias que vai enviar uma equipe do grupamento especial de trânsito para verificar a denúncia de trânsito pela contramão para avançar o sinal e tomar as medidas indicadas até o começo da próxima semana.