Notícias

Aldemir é campeão Sul-Americano

Só neste ano, o corredor insulano Aldemir Gomes da Silva Junior já conquistou 15 medalhas


23/12/2011 - Edição 1551

O atleta posa com parte das medalhas que ganhou em 2011
O atleta posa com parte das medalhas que ganhou em 2011

Só neste ano, o corredor insulano Aldemir Gomes da Silva Junior já conquistou 15 medalhas. O atleta disputou o campeonato Estadual, Brasileiro, o sub-23, os Jogos Universitários e o Sul-Americano de Atletismo, na Colômbia, onde conquistou três medalhas de ouro, sendo o mais rápido nas provas de 100 e 200 metros e no revezamento 4 x 100. Nascido e criado na Rua Desembargador Aniceto Correia, na comunidade Nossa Senhora das Graças, o jovem tem apenas 19 anos e sonha em disputar as Olimpíadas de Londres no ano que vem.

 

A corrida faz parte da vida de Aldemir desde os 10 anos. Nessa época ele costumava acompanhar os treinos do primo Leonardo Lopes que corria pelo clube do Vasco. "Eu gostava de ver meu primo correr e comecei a querer praticar quando o treinador dele me ofereceu uma oportunidade", conta. Através do esporte, Aldemir conseguiu uma bolsa de estudos no Colégio Santa Mônica da Ilha e no Colégio Percepção de Irajá, onde concluiu o Ensino Médio. "Para ter a bolsa eu competia nas olimpíadas e outros jogos escolares", explica Aldemir. Com doze anos, o atleta passou a treinar no Estádio de Atletismo Célio de Barros, no complexo do Maracanã, com a professora Vânia Valetim que o incentivou a tentar a carreira como atleta profissional.

 

– Há três anos que comecei a treinar para competições de alto rendimento. A Vânia foi uma grande incentivadora, ao lado da minha família. Através dela eu consegui auxílio de um Projeto para Jovens Talentos em São Paulo e comecei a competir pelo Clube Orcamp – conta o atleta.

 

Para cursar a faculdade de Direito, Aldemir também conseguiu uma bolsa como atleta na instituição Universo em Niterói. O primeiro resultado foi nos Jogos Universitários deste ano, realizado em Campinas. Aldemir foi o vencedor nas provas de 100 e 200 metros.

 

– Todos os bons resultados conquistados este ano pareciam impossíveis quando sofri um estiramento do músculo da coxa direita em maio e fiquei parado até julho. A minha sorte é que no começo do ano consegui concluir o treinamento que chamamos de base e foi o que me ajudou na recuperação – diz Aldemir.

 

Com a perda dos pais há cinco anos, Aldemir mora com os tios Paulo e Regina que dão total apoio a carreira do sobrinho. "Esse garoto é fora de série, fico emocionado com cada conquista dele. É uma pena que no Brasil ainda faltem incentivos para os atletas seguirem carreira no esporte", desabafa o tio Paulo Lopes. Aldemir ganha uma ajuda de custo no valor de R$ 300 do clube que defende, mas os custos com passagem e alimentação para treinar cinco vezes por semana passam dos R$ 600. "O maior obstáculo é o financeiro, mas não posso desistir do meu sonho", diz Aldemir que atualmente é o quinto melhor tempo do Brasil nos 100 metros rasos.