Notícias

Cocotá ganha busto de Manuel Bandeira

O Parque Poeta Manuel Bandeira, no Aterro do Cocotá, recebeu um busto em homenagem ao poeta no último dia 14 de dezembro


23/12/2011 - Edição 1551

Homenagem demorou 60 anos para ser instalada
Homenagem demorou 60 anos para ser instalada

O Parque Poeta Manuel Bandeira, no Aterro do Cocotá, recebeu um busto em homenagem ao poeta no último dia 14 de dezembro. A obra foi criada a partir do perfil em gesso feito em 1950, pelo artista plástico Celso Antônio, amigo do escritor. Em 1999 a peça foi fundida em bronze, mas ficou guardada no depósito da prefeitura. Com 20 quilos, o busto foi recuperado pela Gerência de Monumentos e Chafarizes e instalado na parte do gramado que fica em frente à Biblioteca do Cocotá. Pernambucano, Manuel Bandeira foi membro da Academia Brasileira de Letras e morreu em 2008. O parque foi inaugurado em 1978, construído sobre o aterro que cobriu parte da Praia da Olaria. Além da área destinada ao lazer, outra parte do local é utilizada por órgãos públicos. No espaço foi instalado o Fórum, a estação das barcas, o posto do Detran e a UPA 24h.

 

O busto tem chamado a atenção de quem frequenta o Aterro do Cocotá. Morador do bairro há 40 anos, Paulo Roberto de Carvalho elogiou a homenagem. "Faltava aqui no Aterro uma imagem para identificar o nome do local. Eu não conhecia o rosto dele e agora sei como é. Achei bacana e ficou em um ponto onde muitas pessoas passam", comenta Paulo que trabalha há mais de cinco anos, na feirinha instalada no Parque.

 

Para Ana Paula Correia, que mora no Tauá, o busto foi uma boa surpresa para os moradores. "Antes tarde do que nunca, a gente até se acostumou a falar Aterro do Cocotá ao invés de Parque Manuel Bandeira. Quem sabe isso agora muda? Acho até que poderia ser maior para combinar com a estrutura do aterro que é grande", diz Ana Paula que costuma passar pelo local sempre que vai à casa da mãe no Cocotá.

 

Josinete Pereira acha que o local tem recebido mais atenção nos últimos meses. "É um monumento bonito e muita gente tem parado para ver. O aterro está mais bem cuidado", diz a moradora do Jardim Carioca. A vendedora Léa Lhamas também aprovou a instalação do busto do escritor. "Nada mais justo termos um busto do homenageado que dá nome ao local. É assim em outras praças e este ficou bonito. Agora eu trabalho aqui ao lado do Manuel", brinca.