Notícias

Valdir forma novos talentos em arte

A Exposição "Ilha Cercada de Artistas Por Todos os Lados" reúne trabalhos dos alunos do artista plástico Valdir Augusto Pereira na Biblioteca Euclides da Cunha...


09/12/2011 - Edição 1549

Vera Lúcia e Magdalena Mota começaram esta semana o curso com Valdir
Vera Lúcia e Magdalena Mota começaram esta semana o curso com Valdir

A Exposição "Ilha Cercada de Artistas Por Todos os Lados" reúne trabalhos dos alunos do artista plástico Valdir Augusto Pereira na Biblioteca Euclides da Cunha, no Cocotá. Até o final deste mês, quem visita a biblioteca confere cerca de 100 obras feitas ao longo do ano na oficina "A arte e o artista em primeiro plano". São trabalhos com mosaico, pintura e desenho com tema livre. A ideia é valorizar o aprendizado dos alunos e incentivar a arte na região.

 

Valdir dá aulas há nove anos na biblioteca e o curso de técnicas de pintura, desenho e escultura é aberto para insulanos de todas as idades. Para frequentar as aulas não é necessário ter conhecimento prévio da atividade, basta apenas ter vontade de aprender. A oficina é gratuita.

 

– A arte é o melhor pagamento. É muito bom descobrir talentos e incentivar, principalmente as crianças, a se concentrar e ocupar a cabeça desenvolvendo um lado artístico. Muitos adultos também procuram a oficina para aprender a desenhar ou melhorar as técnicas. Com as aulas e a exposição, quero unir os artistas da Ilha e resgatar a arte no bairro – explica Valdir.

 

Pedro Antônio tem 11 anos e há nove meses faz parte da turma. Aluno do 6° ano do Colégio Cape, ele conta que no início do curso não achava que desenvolveria os traços de desenho tão rápido. "Aprendi tudo aqui, às vezes nem acredito nos meus desenhos", conta mostrando uma pasta com as obras feitas durante as aulas.

 

O professor Valdir é formado pelo SNAC e desde os 13 anos desenhava e já fazia esculturas com barro em casa. "Sempre fui ligado com arte desde criança e depois que me formei dei aulas na ACM e na Lona Cultural por muitos anos. Agora participo aqui e também dou aulas particulares", diz.

 

A aluna Caroline Bandeira, tem 12 anos e foi incentivada pela avó para entrar na oficina. "Sempre gostei de desenhar e queria aprender mais sobre o assunto. Minha avó soube das aulas na biblioteca e eu comecei a vir há seis meses. Já aprendi a usar o lápis da forma certa e estou sempre aperfeiçoando meu desenho, fiquei feliz em ter um deles na exposição", conta Caroline, que mora no Cocotá e está no 6° ano da Escola Municipal Praia da Bandeira.

 

Valdir explica que entre as crianças, o pré-requisito e estar frequentando a escola e com boas notas. "Checamos o boletim, pois as atividades aqui têm que ser em parceria com os estudos. Sempre observo a força de vontade de cada um em melhorar os desenhos. É gratificante o desempenho deles que nos fez montar uma exposição com tantos quadros", conta o mestre.

 

As aulas da oficina de Valdir acontecem três vezes por semana. As quartas das 14h às 17h, as sexta das 9h às 12h e aos sábados das 10h às 12h. "Eu abraço todos que estão interessados em arte, sempre tem uma vaguinha para quem quer aprender", diz entusiasmado, o bom Valdir.

 

 

 .