Notícias

Lucas e André são campeões no jiu-jitsu

O último final de semana foi de vitórias para os lutadores de jiu-jitsu Lucas Ribeiro e André Manso. Disputando o campeonato Sul-Americano, Lucas se sagrou vice-campeão na categoria por peso em Santa Catarina e campeão no absoluto - sem divisão de peso...


02/12/2011 - Edição 1548

Os atletas André e Lucas posam com as medalhas junto com o treinador Caverna (ao centro)
Os atletas André e Lucas posam com as medalhas junto com o treinador Caverna (ao centro)

O último final de semana foi de vitórias para os lutadores de jiu-jitsu Lucas Ribeiro e André Manso. Disputando o campeonato Sul-Americano, Lucas se sagrou vice-campeão na categoria por peso em Santa Catarina e campeão no absoluto - sem divisão de peso. Enquanto no Rio, André foi campeão na categoria peso e no absoluto da copa da Liga Estadual de jiu-jitsu. Os insulanos treinam com a equipe do professor Caverna na Academia Ilha Point onde se prepararam durante o ano para estes campeonatos.

 

Lucas tem 21 anos, mora no Jardim Guanabara e pratica jiu-jitsu há três anos. "Comecei a treinar já querendo participar de campeonatos. Gosto da filosofia de segurança e autoconfiança que o jiu-jitsu passa. Meu sonho é ser campeão mundial na faixa preta", diz ele que cursa administração na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Em Santa Catarina, Lucas disputou nove lutas e por ter vencido mais de três, dentro da categoria peso leve, para atletas com até 76 kg, eles pôde disputar a categoria absoluto que reúne campeões de todas as categorias e conseguiu conquistar a medalha de primeiro lugar. Para o treinador Caverna, o desempenho do aluno é resultado de talento e comprometimento com o esporte.

 

– Lucas é muito disciplinado, por isso avançou rápido. Para graduar faixas nos alunos eu observo, além do tempo mínimo em cada faixa, a eficiência e habilidade com as novas posições e técnicas aprendidas. Agora estamos em busca de patrocínios para levar Lucas ao campeonato Europeu em janeiro – explica o técnico.

 

O outro campeão é morador dos Bancários. André Manso serve ao Exército e começou a treinar por hobby em 2006. "Queria praticar uma luta e me identifiquei com jiu-jitsu. Em 2008 passei a integrar a equipe do Caverna e logo no primeiro mês venci meu primeiro campeonato. Foi um incentivo e agora penso em ser profissional", comenta ele que é faixa marrom, apenas duas abaixo da preta. No domingo (27), André participou de cinco etapas da copa de jiu-jitsu da liga do Rio de Janeiro e conquistou vitórias no peso, pela categoria pesadíssimo, e absoluto, fechando o ano como líder do ranking no Rio.

 

Atualmente, Caverna orienta cerca de 50 alunos. "Treino também mulheres e crianças a partir de cinco anos, mas acho que a Ilha estava carente de atletas competidores. Lucas e André vieram preencher esse espaço, além de somar qualidade na equipe e projetar o jiu-jitsu na região. Todo final de semana há campeonatos rolando e gosto de incentivar meus alunos a participarem. É uma forma de valorizar o esporte", garante. As aulas de jiu-jitsu com Caverna acontecem todos os dias, a partir das 20h30 na Academia Ilha Point. Informações: 2462-4793.