Notícias

Comandante da PM visita jornal

O tenente coronel Ezequiel Oliveira de Mendonça assumiu o 17° BPM no último dia 13 e entre as prioridades para aumentar a segurança no bairro ele pretende montar operações permanentes para fiscalizar motociclistas em situação irregular...


28/10/2011 - Edição 1543

O comandante Ezequiel Mendonça com Daniel Balbi em visita ao Ilha Notícias
O comandante Ezequiel Mendonça com Daniel Balbi em visita ao Ilha Notícias

O tenente coronel Ezequiel Oliveira de Mendonça assumiu o 17° BPM no último dia 13 e entre as prioridades para aumentar a segurança no bairro ele pretende montar operações permanentes para fiscalizar motociclistas em situação irregular. De acordo com diversas denúncias de moradores é grande a quantidade de motociclistas que andam pela região sem capacete ou pilotando motos sem placa.

 

Antes de ser designado para a Ilha, o comandante Ezequiel de Mendonça, estava no comando da Coordenadoria de Análise Criminal do Estado. Em visita à redação do Ilha Notícias, na última terça-feira (25), Ezequiel disse que também vai dar mais atenção ao combate ao roubo de veículos, que aumentou nos últimos dois meses. Ele também quer manter os avanços do último comando, como a diminuição dos assaltos a transeuntes e do número de homicídios. Ezequiel já conhece a rotina do bairro. Em 2009, foi subcomandante do batalhão da Ilha entre março e setembro. Familiarizado com a região, ele justificou as ações da PM que incomodam os insulanos como as blitz, na entrada e saída da Ilha.

 

– A presença da Polícia Militar na entrada do bairro tem ação inibidora. Na semana passada, por exemplo, durante uma operação de outro órgão da polícia na Maré, foi essencial que organizássemos uma blitz na entrada da Ilha para não deixar que marginais entrassem na região – explicou, ressaltando porém, que os policiais devem manter uma atitude de vigilância permanente durante essas operações que sempre causam transtornos à população.

 

Sobre a circulação de kombis, que fazem transporte de passageiros em situação irregular e causam tumulto em diversos pontos de ônibus, e cometem todo tipo de infração no trânsito, Ezequiel disse que a fiscalização desse tipo de transporte é de competência do Detro e da Secretaria de Transporte, e que a PM só atua quando solicitada em apoio às ações desses órgãos na região. O novo comandante revelou que existem nove câmeras instaladas em pontos estratégicos da Ilha que monitoram a ação de pequenos delitos. "É melhor prevenir para que não existam cem armas na região do que apreender cem armas. É principalmente na prevenção de crimes que vou trabalhar", garante. Para o comandante, a meta é fazer com que os policiais do 17º BPM estejam motivados para diminuir a quantidade de delitos na região. Ele revela que atualmente o limite estatístico estabelecido pela Secretaria de Segurança é de 42 roubos por mês.

 

Durante a visita à redação do jornal, ele conversou com o diretor do Ilha Notícias, Daniel Balbi Waichel. Ezequiel elogiou o trabalho jornalístico e a seriedade do Ilha Notícias, destacando a importância do jornal para a Ilha do Governador. Aproveitou para destacar a coluna "Boca no Trombone" por se tratar de um canal independente entre as autoridades e a comunidade que reclama, faz denúncias e pede providências. Ao se despedir Daniel desejou que o novo comandante tenha êxito na sua missão e traga mais segurança para as famílias insulanas.