Notícias

Feijoada do Gaúcho

Ermano José Naue mora há 31 anos na Ilha e tem um restaurante nos Bancários há 25. Popularmente conhecido como Gaúcho, o restaurante que leva seu apelido, oferece saborosas refeições caseiras para moradores da região e até de outros bairros da cidade, que o visitam constantemente...


07/10/2011 - Edição 1540

Gaúcho e o prato que é o carro-chefe do restaurante, a feijoada completa
Gaúcho e o prato que é o carro-chefe do restaurante, a feijoada completa

Ermano José Naue mora há 31 anos na Ilha e tem um restaurante nos Bancários há 25. Popularmente conhecido como Gaúcho, o restaurante que leva seu apelido, oferece saborosas refeições caseiras para moradores da região e até de outros bairros da cidade, que o visitam constantemente.

 

Parceiros há mais de 20 anos, a cozinheira Zenaide Castro comanda as panelas e João Gomes, o Baixinho, especialista em caipirinhas, se esmeram em atender bem o público. Com um cardápio fixo, que inclui pratos como dobradinha, rabada, carne assada, dentre outros, o Bar do Gaúcho oferece quatro opções de refeição por dia, de segunda a segunda. Os destaques são a feijoada completa, servida aos sábados e a chuleta feita na chapa, servida com fritas, arroz, feijão, farofa, salada e molho à campanha, sucesso às quartas.

 

Os ingredientes selecionados são de ótima procedência e para preparar a feijoada são usados 45 kg de feijão e 140 kg de salgados. Tudo isso para dar conta das exigências da clientela, fã do prato, que costuma também levar a feijoada para casa. E de maneira curiosa.

 

– Por saberem da porção de feijoada que é generosa, alguns clientes trazem seus potes e panelas de casa – conta Gaúcho, que apresentou a chuleta aos insulanos há 25 anos, quando ninguém conhecia a peça de carne, nem o açougueiro. – Tive que explicar como era o corte – diz.

 

Com espaço para aproximadamente 70 pessoas, e uma equipe de 20 funcionários, o número de clientes aumenta nos finais de semana, quando o movimento triplica. Aos sábados, com fila na porta, é feita a distribuição de senhas para poder atender a todos. E Gaúcho se orgulha em dizer que nesses dias é grande a quantidade de clientes que prestigiam a casa, localizada na Rua Vital Fontoura, 65.

 

Com tanto trabalho, Gaúcho não pensa em filiais. "Para ter filiais é preciso delegar as tarefas e gosto de acompanhar tudo bem de perto. Quero saber tudo o que acontece, porque nada vem pronto, tudo precisa ser preparado com muito cuidado". Ele garante que faz um pouco de tudo no restaurante e trabalha em parceria com os irmãos Elaine e Eliseu e o filho Renan.

 

Pensando no conforto dos clientes, o restaurante foi recentemente reformado e ainda este ano, funcionará também durante a noite. Para as pessoas que preferem saborear os pratos do Bar do Gaúcho no conforto de casa, ele conta com serviço de entrega em domicílio. O restaurante funciona das 11h as 17h. Informações: 2467-2526.