Notícias

Leandro Azevedo, o mestre da dança

Leandro Azevedo é professor de dança e este mês comemora os dois anos do espaço onde dá aulas e que leva seu nome...


07/10/2011 - Edição 1540

O professor Leandro reúne alunos de todas as idades em suas animadas aulas, que acontecem diariamente
O professor Leandro reúne alunos de todas as idades em suas animadas aulas, que acontecem diariamente

Leandro Azevedo é professor de dança e este mês comemora os dois anos do espaço onde dá aulas e que leva seu nome. Atualmente são mais de 60 alunos, que aprendem os mais variados ritmos com o professor experiente, cuja bagagem já soma 16 anos de profissão. O começo foi por acaso, através do olho clínico de sua mãe, Elisa Azevedo.

 

– Percebi que ele tinha talento para dançar e insisti para que fizesse uma aula experimental na academia onde eu dançava – conta a mãe, orgulhosa por ter acertado na escolha.

 

Foi literalmente o primeiro passo para uma nova vida. Leandro  que sempre foi adepto dos esportes radicais como luta-livre, skate, kite surf e outros, descobriu que através da dança também poderia ensinar. Depois que conseguiu uma bolsa na Companhia de Dança do professor Jaime Arôxa, ele decidiu se profissionalizar e desistiu da promissora carreira de fuzileiro naval. Formou-se em educação física e nunca mais parou de dançar.

 

– Treino todos os ritmos, bolero, salsa, zouk, rock, samba, valsa, tango. Procuro entender todos para poder ensinar e não ficar limitado a apenas uma modalidade – disse o professor entusiasmado. E é essa ideia que quer passar aos alunos. Na opinião dele nada é mais constrangedor do que uma pessoa ter que se retirar de uma pista de dança porque não sabe o ritmo que está tocando.

 

Em 2008, durante as Olimpíadas, Leandro ficou um mês na China, a convite do Comitê Olímpico Brasileiro para realizar espetáculos de danças brasileiras. Ele também já dançou na cerimônia de casamento do filho do presidente do Cazaquistão. Todos esses convites surgiram após Leandro vencer a Dança dos Famosos de 2006, ao lado da atriz Juliana Didone, uma de suas maiores emoções na carreira. "Foi surpreendente, não imaginei que fosse vencer porque os adversários eram mais experientes do que eu e a minha parceira", recorda.

 

Na opinião de Leandro, a dança é para todos e o mais difícil é dar o primeiro passo. Ele vê a mudança que o ato de dançar proporciona para as vidas de seus alunos. "As pessoas dizem que pararam de tomar antidepressivos, que fizeram novos amigos, que não ficam mais sozinhas dentro de casa. Elas dizem ainda, que redescobriram a dança depois do programa Dança dos Famosos e perceberam que não é coisa de velho, como pensavam antes", explica o professor.

 

Leandro não para e além das diversas atividades, está selecionando pessoas que tenham tempo livre e queiram aprender todos os ritmos para se tornarem futuros profissionais da dança. No que depender da disposição e talento do professor, o sucesso da nova empreitada está garantido.