Notícias

Jiu-jitsu atrai jovens do Parque Royal

A equipe de jiu-jitsu Geração Fiel existe há quatro meses no Parque Royal e já é um sucesso pela quantidade de alunos inscritos: são 350 e o número só faz crescer...


29/09/2011 - Edição 1539

Alunos de todas as idades e instrutores do professor Bruno César aguardam as próximas competições
Alunos de todas as idades e instrutores do professor Bruno César aguardam as próximas competições

A equipe de jiu-jitsu Geração Fiel existe há quatro meses no Parque Royal e já é um sucesso pela quantidade de alunos inscritos: são 350 e o número só faz crescer.

 

Bruno César, professor de educação física, pratica jiu-jitsu há mais de 15 anos e sempre teve vontade de trabalhar com crianças carentes, mas não sabia exatamente por onde começar. Até que, recentemente, Bruno foi convidado pelo amigo Wladimir Freire, para dar aulas para as crianças do Parque Royal que ficavam muito tempo ociosas. "Aí foi só juntar as duas coisas: a vontade que já existia da minha parte e o convite", diz o professor.

 

As aulas que inicialmente eram destinadas as crianças em idade escolar, fizeram tanto sucesso na comunidade, que Bruno precisou abrir mais turmas para poder atender a todos. – Temos três turmas. A primeira é a das crianças, depois a dos adolescentes e a última é a dos adultos. O jiu-jitsu hoje é um esporte respeitado – afirma Bruno.

 

O projeto ainda não conta com nenhuma espécie de patrocínio ou apoio. Apenas o espaço onde os alunos treinam foi cedido pela igreja Presbiteriana do Parque Royal.

 

– Sem apoio é mais difícil porque preciso arcar com tudo, mas não vamos desistir. O que as crianças mais precisam é do quimono para treinar e principalmente para participar de alguma competição – disse Bruno, que conta com a ajuda de oito instrutores voluntários. Todos estão preocupados em ensinar e formar melhores cidadãos através do esporte. "Trabalhamos também a parte educacional das crianças. É preciso pulso firme e amor para seguirmos adiante", diz o professor.

 

Um dos alunos mais aplicados da turma infantil é João Victor de Abreu, de 11 anos. Fazendo as aulas há dois meses, ele já trocou de faixa. O menino sempre teve vontade de praticar esportes e, agora, com o projeto, está realizando o sonho e conta com o apoio da mãe, Conceição de Abreu, "Fico tranquila porque sei que ele vai aprender coisas boas. Sempre que posso venho assistir os treinos", diz.

 

No próximo domingo (2), cinco alunos vão ter a oportunidade de pôr em prática o que estão aprendendo nas aulas. Eles vão participar do Campeonato da Liga do Estado do Rio de Janeiro de Jiu-Jitsu. Será a primeira competição da turma, que pela animação demonstrada nos treinos, promete não deixar os adversários em pé no tatame.