Notícias

Crianças aprendem com teatro

A peça infantil “O Paraíso dos Acentos” conta a história da vilã Verborrágica. Funcionária das indústrias Acentua Brasil, seu plano é virar a rainha da língua portuguesa e trocar a posição dos acentos, mudando o sentido das palavras para confundir as pessoas...


22/09/2011 - Edição 1538

A peça "Paraíso dos Acentos" diverte a garotada
A peça "Paraíso dos Acentos" diverte a garotada

A peça infantil "O Paraíso dos Acentos" conta a história da vilã Verborrágica. Funcionária das indústrias Acentua Brasil, seu plano é virar a rainha da língua portuguesa e trocar a posição dos acentos, mudando o sentido das palavras para confundir as pessoas.

 

Idealizada em 2010 por Eric Malvão e Paula Soares, a peça surgiu depois que Paula, atriz que interpreta a vilã, e professora de português, observou que seus alunos não davam importância à língua que falavam.

 

– Percebi um despreparo, um desinteresse pelo assunto, não só da parte das crianças, mas especialmente nos jovens, que hoje em dia só falam o "internetês" e não se preocupam se estão falando certo ou errado, aliás, quem fala corretamente hoje em dia é visto como diferente, estranho – diz Paula.

 

Formado em cinema e teatro, Eric que escreveu e dirigiu a peça, tem consciência do poder que a educação tem na vida das pessoas, especialmente nas crianças.

 

– Queria passar uma mensagem positiva para elas, mas de uma forma que não fosse chata. Educação e diversão podem sim caminhar lado a lado. Lembro, até hoje, de lições que aprendi na infância. Se uma criança sair, depois de assistir a peça, tendo aprendido alguma coisa, já vai ter valido a pena – diz cheio de expectativas.

 

Ana Carolina Avellar, de seis anos, vai ao teatro desde os quatro, sempre levada pela mãe, Denise Avellar. "Acho muito importante a criança ter contato com o teatro desde cedo. Desenvolve o raciocínio, a percepção. Prefiro levá-la ao teatro do que ao cinema, porque aqui a interação dela é bem maior", conta Denise.

 

A produtora de Eric, a Valeu Produções, já encenou peças como a Bela e a Fera, O Rei Leão, Chapeuzinho Vermelho, Brinquedos em Fuga e outras com temas para divertir a garotada.

 

– Queremos unir pais e filhos para ouvir histórias, como se fazia antigamente. Nesses tempos de internet, onde tudo é tão rápido, ninguém tem tempo, ninguém para, mas o teatro consegue fazer esse resgate – ensina Eric. Com elenco formado por Renato Mendes, Aylla Lacerda, Júlio César e Paula Soares, "O Paraíso dos Acentos" fica em cartaz até domingo (25), às 17h, na Casa de Cultura Elbe de Holanda.

 

Por Flavia Paula