Notícias

Carmem Cardin está na Bienal

A 15ª Bienal do Livro, que começou esta semana, terá a participação da poetisa Carmen Cardin, que também é professora, radialista e artista plástica. Moradora do Jardim Guanabara, Carmen lança o livro de poesias e sonetos, “Atalho para o Banquete”...


02/09/2011 - Edição 1535

A poetisa da Ilha lança o livro "Atalho para o Banquete", dia 9, na Bienal
A poetisa da Ilha lança o livro "Atalho para o Banquete", dia 9, na Bienal

A 15ª Bienal do Livro, que começou esta semana, terá a participação da poetisa Carmen Cardin, que também é professora, radialista e artista plástica. Moradora do Jardim Guanabara, Carmen lança o livro de poesias e sonetos, "Atalho para o Banquete".

 

Autora de diversos livros e poemas premiados, é a primeira vez que ela participa da Bienal e não esconde sua satisfação. Seu livro, antes mesmo de ser lançado, já está na segunda edição. "As pessoas são muito generosas comigo", disse Carmen, que já tem mais três noites de autógrafos agendadas. Sua primeira experiência com poesia foi aos nove anos de idade, e já na adolescência, começou a participar de concursos na escola e na igreja do bairro. Foi nessa época, que Carmen começou a publicar seus textos e ganhar os primeiros prêmios.

 

Seus autores prediletos são Machado de Assis, Pablo Neruda, Cecília Meirelles, Clarice Lispector e Carlos Drumond de Andrade. "Temos autores maravilhosos como Gonçalves Dias, Olavo Bilac, Augusto dos Anjos, escritores que deixaram um patrimônio cultural insubstituível para o país, mas a maioria da população não conhece as obras deles", explica a poetisa, que revela seu desejo de estimular o gosto pela poesia nas pessoas.

 

À frente de diversos movimentos literários, desde os anos 80, Carmen se apresenta em eventos e recitais de poesia. Em suas obras, o cotidiano é a maior inspiração, onde ela aborda temas como o amor, a dor, a saudade, os relacionamentos e a família.

 

– Falo do dia-dia, tudo o que vejo me inspira, enxergo o mundo através da lente da poesia, ela é minha primeira e única natureza e tê-las num livro, ver publicado, é corporificar um sonho, desnudar nossa alma ao público – diz Carmen.

 

Para o ano que vem, ela já tem planejado o lançamento de mais um livro "Frutos do Anoitecer" e outros cinco estão em andamento. À tarde de autógrafos de Carmen será no dia 9 de setembro, das 13h às 14h30, no Pavilhão Verde, stand 22.