Notícias

Idade não é limite para fazer arte

De bem com a vida - o que para muitos é uma frase clichê, para outros é um estilo de vida. É o caso da artista plástica Elle de Mattos, ou simplesmente Néia, para suas alunas...


12/08/2011 - Edição 1532

Elle de Mattos entre suas alunas durante a exposição de quadros do grupo na biblioteca do Cocotá
Elle de Mattos entre suas alunas durante a exposição de quadros do grupo na biblioteca do Cocotá

De bem com a vida - o que para muitos é uma frase clichê, para outros é um estilo de vida. É o caso da artista plástica Elle de Mattos, ou simplesmente Néia, para suas alunas. Além de artista plástica, Elle também é professora voluntária de pintura na Igreja Nossa Senhora da Ajuda, onde participa do grupo De Bem com a Vida. Com idades que vão de 27 a 84 anos, elas deixam claro, como diz o nome da exposição, "A Arte Não Tem Idade".  

 

Elle é professora do grupo há cinco anos e trabalha há muito tempo com voluntariado. Ela vê na prática um verdadeiro estilo de vida, "já trabalhei como voluntária em asilos, quando morava em outra cidade e quando retornei à Ilha, uma amiga me apresentou à Carmem Correa, que me convidou a dar aulas no grupo. Consegui unir duas paixões ao mesmo tempo, o voluntariado e a pintura", conta.

 

Carmem, hoje com 76 anos, também é aluna da turma de Elle e além da pintura, faz parte das turmas de costura e bordado.

 

Janine Jacob, de 27 anos, é a caçula do grupo e sempre teve vontade de pintar, mas tinha dificuldades em encontrar um curso. Quando ficou sabendo das aulas na igreja, não pensou duas vezes e se matriculou de imediato. Além da pintura, ela destaca o ótimo convívio com as outras aspirantes a Tarsilla do Amaral. "Aprendo muito com todas elas. Estou aqui há apenas cinco meses e adoro este curso. Foi sem dúvida uma das melhores coisas que fiz na vida", diz.

 

A exposição "A Arte Não Tem Idade", é formada pelos quadros das alunas da turma da igreja e também pelos trabalhos das alunas do ateliê  de Elle. Utilizando a técnica óleo sobre tela, a exposição está em sua 3ª edição, na Biblioteca Euclides da Cunha, no Aterro do Cocotá, todos os dias, das 8h às 17h. A mostra é em comemoração ao aniversário do grupo De Bem Com a Vida, que além do curso de pintura, conta também com aulas de dança sênior, com ritmos específicos para pessoas da 3° idade, além de crochê e ponto cruz. Tudo funciona na Pastoral da 3ª idade, que fica na Igreja Nossa Senhora da Ajuda.

As aulas são gratuitas. Homens e mulheres podem participar, só precisam ter seu próprio material. Informações na secretaria da igreja ou pelo telefone: 3396-1058.