Gente da Ilha

Gente da Ilha - Walmir Henrique Crespo - Pipas Ilha

Com papéis finos, linhas, varetas e muita criatividade, Walmir Henriques Crespo, de 54 anos, faz das pipas que fabrica uma referência na região. Há 30 anos que esse insulano encontrou no lazer, que o acompanhou por toda vida, um negócio bem sucedido e o modo de sustentar a família...


26/07/2013 - Edição 1634

Walmir mostra algumas das pipas que fabrica há 30 anos na loja que é a preferida dos pipeiros da Ilha
Walmir mostra algumas das pipas que fabrica há 30 anos na loja que é a preferida dos pipeiros da Ilha

Pipas Ilha, uma boa razão de viver

Com papéis finos, linhas, varetas e muita criatividade, Walmir Henriques Crespo, de 54 anos, faz das pipas que fabrica uma referência na região. Há 30 anos que esse insulano encontrou no lazer, que o acompanhou por toda vida, um negócio bem sucedido e o modo de sustentar a família. Atualmente, Walmir fabrica pipas para outros estados do Brasil e já recebeu encomendas até dos EUA. A lojinha, que virou recanto das pipas, fica na Estrada Rio Jequiá, 954, no mesmo terreno da casa onde Walmir vive desde que nasceu.

  Filho da costureira Thereza Henriques, de 77 anos, Walmir conta que cresceu soltando pipas, principalmente na temporada das férias, quando colocar as pipas contra o vento para elas alçarem voo é a principal alegria da garotada.    – É uma atividade que até hoje é muito popular e agora com os festivais, que acontecem o ano todo, a procura pelas pipas é grande, não somente nas férias. Eu sempre gostei muito de soltar pipas, mas até perder o emprego como auxiliar de escritório, não imaginava que pudesse viver delas – explica Walmir que trabalhou nove anos em um escritório no Centro da cidade.   Desempregado e recém-casado, Walmir teve a ideia de comprar pipas para revender. “Comprei pipas na Penha e elas eram de ótima qualidade. Comecei a vender pela Ilha e fizeram sucesso. Um dia a pessoa que me vendia parou de produzi-las, então, pedi os conselhos da minha esposa e decidi fazer as pipas”, conta Walmir que é casado com Lenice Santana Crespo há 30 anos com quem tem os filhos Lincoln, de 21 anos, e Wagner, de 28.   No início, Walmir usava um trailer vermelho que ficava na garagem da casa para trabalhar. O lugar foi se tornando conhecido e os “pipeiros” começaram a chamar o trailer de “Chapolin”.    – Tive a ajuda da minha mãe, que com os seus conhecimentos de costureira, me orientou nas cores que deveria usar nas pipas. Com o tempo, a demanda aumentou e contratei ajudantes. O trailer era quente e pequeno e vi a necessidade de ampliar. Juntei parte das economias e fiz a loja que passou a se chamar “Pipas Ilha”. Todas as pipas têm o carimbo com esse nome – comenta Walmir.   O preço da pipa depende do tamanho e os valores variam de R$ 0,70 a R$ 6.  Walmir produz de 10 a 13 mil pipas por mês e com a receita consegue sustentar a família. “Fico muito feliz de ver que pude investir na educação dos meus filhos. O Wagner é professor de Educação Física e o Lincoln é jogador de futebol profissional no Olaria. A pipa é uma diversão que não tem idade e se tornou a paixão de toda a minha família”, comenta Walmir. O telefone da Pipas Ilha é: 3366-5407.