Gente da Ilha

Gente da Ilha - Manoel e Rosa de Oliveira

O casal Manoel Gomes de Oliveira e Rosa de Almeida de Oliveira são os proprietários do Empório das Frutas, estabelecimento localizado no Tauá há 48 anos.


07/10/2011 - Edição 1540

A simpatia de Rosa e Manoel conquistou amigos e clientes em quatro décadas à frente do Empório das Frutas
A simpatia de Rosa e Manoel conquistou amigos e clientes em quatro décadas à frente do Empório das Frutas

O casal Manoel Gomes de Oliveira  e Rosa de Almeida de Oliveira são os proprietários do Empório das Frutas, estabelecimento localizado no Tauá há 48 anos. O local vende de tudo um pouco, bebidas, alimentos, objetos para o lar, materiais de limpeza e higiene e tantas outras coisas úteis para os moradores das redondezas. Eles são bastante conhecidos na região, mas o que poucas pessoas sabem é a história de amor entre o simpático casal e a Ilha.

 

Manoel chegou em 1954, e aos 14 anos foi morar com seu tio e se instalou na Rua Hilarião da Rocha. O primeiro emprego foi como garçom.

 

Rosa chegou em 1971 com uma missão muito especial: casar-se com Manoel. "Em menos de dois meses nos conhecemos e nos casamos. Sabia que tinha encontrado meu príncipe encantado", recorda saudosa.

 

O casamento foi na Igreja Nossa Senhora da Ajuda e já completou 40 anos. O casal gerou dois filhos, Carlos José e Márcia Maria. Manoel que já era pai de três filhas, Maria de Fátima, Maria de Lourdes e Maria Rosa, completou a família, que hoje tem 15 netos e dois bisnetos.

 

A casa é portuguesa com certeza, mas o Vasco da Gama não é o time que reina por lá. Rubro-negra assumida, Rosa é daquelas torcedoras que não esquece de gozar a derrota dos adversários, especialmente do Fluminense, time de Manoel.

 

– Adoro futebol, sempre ia aos estádios, mas hoje em dia prefiro ver pela televisão, no conforto da minha casa – diz Manoel. As melhores lembranças que o casal Oliveira tem de Portugal é dos tempos da infância, vivida no campo. Rosa que começou a trabalhar aos oito anos, se recorda com carinho da época:

 

– Tive muito amor da minha família. Estudava de manhã e a tarde ia para a roça com meus irmãos. Ordenhávamos as vacas, colhíamos milho, trigo, aveia, centeio, uva, tudo que plantávamos. Também fazia tricô e crochê. Tudo isso era muito comum naquela época. Fui muito feliz – conta.

 

A Ilha do Governador, mais especificamente o Tauá, se tornou o lugar preferido dos Oliveira. "Cheguei aqui com 14 anos, gostei e nunca mais saí. Fiz muitos amigos, o bairro é muito bom para se morar, gosto desse ambiente", diz Manoel. Já Rosa, lembra quando chegou ao Brasil. "Desembarquei no Aeroporto Internacional e vi aquele céu tão azul, tão límpido, um céu que eu nunca tinha visto antes e pensei: é aqui que eu vou ficar. Gostei de tudo, da comida, do acolhimento das pessoas", diz.

 

Rosa e Manoel, além de dividirem as tarefas do empório, também atuam em atividades da Igreja Nossa Senhora da Ajuda, onde ela faz parte da pastoral da consolação e realiza visitas aos hospitais ao lado do marido. O hobby do casal é viajar e eles garantem que conhecem quase todo o país. "Agora só falta a Amazônia e a Bahia, o resto, já conhecemos", diz Rosa. A próxima viagem do casal vai ser no carnaval. O destino ainda não está definido. "Tiramos 15 dias para passear pelo Brasil e descansar", diz Manoel que este ano foi com Rosa para a Itália e Portugal, e matou as saudades da terra natal.

 

Queridos pelos clientes e amigos, o casal segue a vida com alegria e paixão por tudo que fazem. Um belo exemplo de amor!