Notícias

Volta às aulas têm medidas de prevenção

Retomada na Ilha foi para apenas para duas escolas: Padre Anchieta e Anita Garibaldi


26/02/2021 - Edição 2030

Na entrada das escolas o uso de álcool é obrigatório para alunos e professores
Na entrada das escolas o uso de álcool é obrigatório para alunos e professores

A retomada do ensino presencial nas escolas municipais foi autorizada pela prefeitura do Rio na quarta-feira (24), mas a medida está valendo para os alunos da pré-escola, do 1º ano e do 2º ano do ensino fundamental de apenas duas escolas da região, a Anita Garibaldi, no Galeão, e a Padre José de Anchieta, no Jardim Guanabara. Isso porque, as unidades educacionais da Ilha, assim como de toda a cidade, precisam cumprir medidas publicadas no Diário Oficial para se adequarem às condições do Protocolo Sanitário de Prevenção à Covid-19 do Sistema Municipal de Ensino.

Dentre essas especificações obrigatórias estão a necessidade do distanciamento de 1,5 metro entre as carteiras; janelas ou portas que possam ser mantidas abertas; bebedouros adaptados com torneira para o enchimento de copos e garrafas; disponibilização de álcool 70º em gel, além de máscaras para eventual reposição. Toda quinta-feira, de acordo com o Plano de Volta às Aulas, a prefeitura irá divulgar as escolas que se adequaram às regras e estão aptas a retornarem na quarta seguinte. A lista oficial das escolas da Ilha que poderão voltar na quarta-feira (3), após cumprimento das normas, ainda não foi divulgada pela prefeitura.

– Esse é um processo gradual e a Educação precisa ser uma prioridade no Rio de Janeiro, pois reconhecemos como uma atividade essencial. A escola tem um papel insubstituível no que diz respeito à correção de defasagem de aprendizagem, segurança alimentar e acolhimento socioemocional. Estamos voltando ao ensino presencial com bastante responsabilidade e critério – destacou o secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha.

Colégios particulares da região estabeleceram seus protocolos internos e retornaram as aulas presenciais nesta semana. Uma pesquisa divulgada pela Secretaria Municipal de Educação (SME), mostra que 82% dos responsáveis dos alunos das turmas aptas ao retorno presencial, desejam que seus filhos e filhas retornem às unidades escolares.

– Seguindo todos os protocolos de segurança, acho super válido que meu filho possa novamente ter o contato presencial com o professor, os colegas, porque, sem dúvidas, isso fez falta ano passado quando optei integralmente para o estudo à distância. Por isso, estou o levando – conta Margareth Almeida, mãe do Lucas Abreu, de 9 anos.

Segundo o calendário da prefeitura, no dia 10 de março será a vez das turmas do 3º ao 5º ano do ensino fundamental retornarem as aulas presenciais. A volta as atividades presenciais não são obrigatórias para os estudantes, que poderão continuar com o ensino remoto.