Notícias

Vila Olímpica recebe Jogos da Juventude

700 estudantes de escolas públicas participam das provas esportivas


18/10/2019 - Edição 1959

Atletismo foi uma das modalidades realizadas na 29ª edição do evento entre escolas
Atletismo foi uma das modalidades realizadas na 29ª edição do evento entre escolas

A Vila Olímpica Nilton Santos, órgão da prefeitura dirigido pelo professor Luiz Ledo, foi cenário, na sexta-feira (11), dos 29º Jogos da Juventude do Comitê Olímpico Nacional Italiano, evento realizado em parceria com a Subsecretaria de Esportes e Lazer do Município. Cerca de 700 estudantes do 6º ao 9º ano de escolas municipais da cidade participaram do evento destinado a promover o desenvolvimento esportivo de jovens, de 10 a 16 anos. Além do espírito esportivo, a ideia é estimular laços culturais e esportivos entre o Brasil e Itália.

A Ilha do Governador e a Ilha do Fundão foram representadas por sete escolas nas competições olímpicas de judô e atletismo que se prolongaram durante todo o dia. Além da entrega de medalhas para os atletas vencedores, houve ações educativas e de integração cultural, como apresentações de danças típicas italianas e um espetáculo musical. Para o delegado do Comitê Italiano, Alfredo Apicella, o incentivo ao esporte é necessário para o desenvolvimento dos jovens.

— Na Itália, Brasil ou qualquer outro país do mundo a prática desportiva é importante para o crescimento pessoal dos indivíduos e a união entre os povos. Todas as crianças que participaram dos jogos estudantis já são campeãs na vida – destacou Alfredo.

Evento na Vila Olímpica teve competição de judô

Os estudantes que participaram das provas de atletismo competiram em três categorias e disputaram provas de corrida, salto em altura, salto em distância e arremesso de pêso. Já os judocas competiram em quatro categorias diferentes definidos pelo peso dos atletas. A atleta Ester Oliveira, 16, do GEO Nelson Prudêncio, da Ilha, foi a grande sensação da competição ao conquistar quatro medalhas de ouro.

— É um esporte que tenho um grande carinho e me dedico aos treinamentos ao lado do professor Junior Carneiro. Pude mostrar meu potencial nesta competição e alcancei o primeiro lugar em tudo que disputei. A sensação é de dever cumprido e saber que posso crescer no esporte — disse Ester, moradora do Freguesia.