Notícias

Vermelho e Branco homenageia a Z-10

Bloco carnavalesco trata do centenário da região onde foi fundado


10/01/2020 - Edição 1971

Rony Sena com a musa Grazy e o presidente do bloco Júlio Cesar no último desfile
Rony Sena com a musa Grazy e o presidente do bloco Júlio Cesar no último desfile

Os preparativos para o desfile do bloco carnavalesco Vermelho e Branco da Colônia Z-10 já começaram. O enredo deste ano comemora o centenário da Colônia Z-10 e a diretoria do gigante da Vermelho e Branco, já começou a programar eventos e ensaios para movimentar os foliões e entrar de vez no clima da melhor festa do ano.

Desenvolvido pelos insulanos Marcony Santana e Thiago Caiçara, o enredo ganhou o nome de “Colônia de Z-1 a Z-10, 100 anos de história” e vai contar sobre os primórdios do local onde o bloco foi fundado, desde os primeiros moradores, os hábitos, o contato forte com a natureza, até chegar ao momento atual. O manguezal do Rio-Jequiá será tema de destaque no desfile.

A bateria do bloco conta com a participação feminina

— Vai ser um carnaval bastante especial, afinal estaremos falando de nossas raízes, onde tudo começou e continua a prosperar. O bloco é formado por moradores da Colônia Z-10 que se orgulham de morar aqui, de serem pescadores e viver do próprio esforço. O folião vai gostar do que estamos preparando para o Gigante da Z-10 este ano — conta Marcony.

O Vermelho e Branco está sob novo comando. Júlio Cesar substituiu o presidente Rony Sena durante a eleição realizada em junho do ano passado. Assim como Rony, Júlio faz parte da nova geração de sambistas da região, e anuncia para esse mês de janeiro uma grande festa de comemoração aos 15 anos do bloco, completados no dia 3 de janeiro.

O bloco carnavalesco desfila pelas ruas da Ribeira

— Sabemos das dificuldades econômicas enfrentadas pelo país, mas o Vermelho e Branco segue firme e forte pronto para dar um grande show pelas ruas do Zumbi e da Ribeira, no domingo de carnaval, dia 23 de fevereiro. Estou bastante orgulhoso pela proporção que o nosso bloco chegou e toda sua grandeza. Posso dizer hoje que ele é o maior bloco de carnaval da Ilha do Governador — disse Júlio, orgulhoso.