Notícias

Vermelho e Branco faz desfile animado

Seguido por milhares de foliões, bloco desfila da Z-10 até a Engenhoca


16/02/2024 - Edição 2185

No domingo (11), as ruas do Zumbi e da Ribeira foram tomadas por uma multidão de foliões que acompanharam o tradicional desfile do Vermelho e Branco da Z-10. Milhares de insulanos se reuniram para pular o carnaval no Gigante da Ilha e o bloco mais uma vez mostrou porque é o maior da região. 

O Vermelho e Branco arrastou milhares de pessoas desde a Praça São Pedro, na Colônia Z-10, passando pela Praça Iaiá Garcia, na Ribeira, e terminando na Praia da Engenhoca, no Zumbi. Durante todo o desfile o que prevaleceu foi o clima de alegria com um carro de som potente formado por grandes nomes do samba insulano, que deram o tom da animação com grandes clássicos do carnaval carioca. 

— Nossa expectativa é sempre fazer um bloco bom, independente do número de pessoas que comparecem. O nosso foco é proporcionar um desfile animado, sem brigas, sem confusão em que todo mundo possa se divertir e eu acredito que conseguimos atingir esse objetivo — afirmou Rony Sena, presidente do Vermelho e Branco. 

Com um enredo dedicado ao Zé Luís do Manguezal, personalidade e morador ilustre da Colônia Z-10 que faleceu em 2021, o bloco foi às ruas abordando a atuação do ambientalista e o seu legado deixado para a comunidade de forma bem alegre e animada, uma característica marcante do Vermelho e Branco.  

— Zé Luís foi um grande professor para a gente. Além de toda a contribuição que ele deu para a comunidade da Z-10, ele foi um dos idealizadores do projeto Siri na Lata, que foi uma escola mirim de bateria utilizando instrumentos de material reciclado. Foi um grande formador e para a gente é uma referência — explicou Rony. 

Morador da Ribeira, Marcos Souza, de 32 anos, foi com os amigos para curtir o Vermelho e Branco e aprovou o desfile deste ano. 

— Todo ano eu faço questão de vir pro Vermelho e Branco porque é o mais animado da Ilha. E esse ano não foi nada diferente. Desfile aprovado e agora é só esperar porque o ano que vem estarei aqui de novo! — afirmou Marcos. 

O bloco, que iniciou desfile às 10h, terminou na Praia da Engenhoca por volta de 15h. A Comlurb, a Guarda Municipal, o Corpo de Bombeiros e a Subprefeitura das Ilhas, além de policiais do 17° BPM, estiveram garantiram o ordenamento e segurança do bloco e dos foliões.